População
Drama social

BOE-ABRE-IE-2269.jpg

Pesquisa inédita da Defensoria Pública fluminense apontou um grande desafio a ser vencido no Rio de Janeiro. Hoje, cerca de seis mil pessoas vivem nas ruas da cidade que receberá o papa Francisco (em julho), vai ser uma das sedes da Copa do Mundo e abrigará a Olimpíada de 2016. Em 32 abrigos dormem 1,5 mil. Se há lado bom nesse drama social é que, dos 1.455 entrevistados pelo Núcleo de Direitos Humanos da instituição, metade diz não usar drogas e 20% têm emprego. O estudo será divulgado na sexta-feira 17, na sede da defensoria, no centro do Rio.

Emprego
Nada de ócio

De junho a agosto, brasileiros que cursam MBA em universidades estrangeiras participarão do programa “Summer Job”, na matriz da seguradora Mongeral Aegon, no Rio de Janeiro. Trata-se de um contrato de trabalho por 90 dias, remunerado, no período de férias escolares nos EUA, possibilitando aos estudantes matar a saudade do Brasil e colocar em prática conhecimentos teóricos.

História
Berço do Plano Collor

Eleito diretor-geral da Organização Mundial de Comércio, o diplomata Roberto Azevêdo vai jantar todas as noites com a família, após assumir o cargo no dia 31 de agosto. A sua mulher, embaixadora Maria Nazareth Farani, trabalha na representação do Brasil na ONU, em Genebra, onde fica a sede da OMC. Ela é filha de José Farani, antigo dono da Academia de Tênis de Brasília, que fechou em 2010.

Gente
Fora dos holofotes

O controlador de um conceituado plano de saúde, que costuma hospedar em sua casa de praia figuras expressivas do PT, está prestes a enfrentar uma batalha emocional e judicial. Sua mulher, ex-enfermeira de origem, em via de se separar, reivindica metade do patrimônio construído em anos de vida em comum.

Assine nossa newsletter:

Inscreva-se nas nossas newsletters e receba as principais notícias do dia em seu e-mail

Igreja II
Pelo mundo

BOE-05-IE-2269.jpg

A “Bíblia” alcançou 2.544 diferentes línguas, das sete mil existentes na Terra. Em 2012, foram 27 novas edições das Sagradas Escrituras, em idiomas como o balanta (Senegal) e o paranan (Filipinas) e no dialeto mardini (Turquia). Segundo o Relatório Mundial de Tradução de Escrituras, a maior quantidade de traduções, com 745 idiomas, foi para o continente africano, seguido pelo asiático, com 619. Nas Américas, foram realizadas 516 traduções.

Judiciário
Privilégio de poucos

Haverá punições do Conselho Nacional de Justiça tão logo seja concluída a inspeção especial nas sete varas empresariais da Justiça do Estado do Rio. Consta que parentes de alguns desembargadores e juízes estariam se beneficiando em função da administração de certas massas falidas.

Gente
Fé na cura

BOE-06-IE.jpg

A lista de celebridades como Xuxa e Shirley MacLaine que já visitaram o médium João de Deus passou a incluir o nome de Orlando Morais, marido de Gloria Pires. O músico esteve recentemente na Casa Dom Inácio, em Abadiânia (GO), segundo voluntários que ali trabalham e onde pessoas dos mais variados lugares do Brasil e do Exterior, com diagnóstico de câncer, passam por cirurgias espirituais.

Copa 2014
Perigo em Minas

BOE-08-IE.jpg

O Aeroporto de Confins virou um problema para a Copa de 2014. A modernização e a ampliação do terminal de passageiros estão atrasadas. De 76% das obras que deveriam estar prontas em dezembro passado, só 19% foram finalizadas. Em sessão na quarta-feira 8, em Brasília, após conferir o último relatório de seus auditores, o TCU decidiu notificar a Infraero. A estatal alterou o cronograma dos trabalhos e nem assim assegura o uso do local para o Mundial da Fifa.

Igreja
Ao Bom Pastor


BOE-07-IE-2269.jpg

Logo após deixar o Rio de Janeiro, o papa Francisco comandará cerimônia em Roma, quando a arcebispos nomeados pelo Vaticano nos últimos meses entregará o pálio – manto de lã branca com seis cruzes pretas de seda que representa autoridade religiosa católica. No dia 29 de julho estarão diante de Sua Santidade, entre outros, dom Sergio Castriani (arcebispo metropolitano de Manaus) e dom Moacir Silva (arcebispo de Ribeirão Preto).

Agricultura
Lentidão na Ásia

Dilma Rousseff está tão empenhada na relação Brasil-China que irá a Pequim em junho. O país asiático foi o primeiro que ela visitou, em abril de 2011, após assumir o Planalto. Na quinta-feira 9, uma missão oficial brasileira se reuniu com autoridades agrícolas locais. O Brasil pediu rapidez na análise fitossanitária. Soja transgênica desenvolvida no Brasil nos últimos três anos e exportada para vários países não entra na China porque técnicos de lá não conseguem emitir os laudos de biossegurança – e não confiam nos nossos pareceres.

Brasil
O lado B

Acontecimentos do nosso passado que ainda permanecem ocultos serão o foco da 2º edição do Festival de História (fHist), de 19 a 22 de setembro, em Diamantina (MG). Valendo-se de informações inéditas pesquisadas pelos historiadores e de trabalhos da Comissão da Verdade sobre momentos nebulosos da vida do País, desde o período colonial, o evento vai trazer à tona a ótica dos vencidos. A questão indígena, a escravidão, o legado dos jesuítas e a ditadura militar, entre outros temas, irão permear as 14 mesas-redondas, oficinas, mostra de cinema, feira de livros e programação cultural do fHist.

STF
Prazo

Dilma Rousseff espera esgotar os prazos dos embargos de declaração da Ação Penal 470 para nomear o novo ministro do STF. Se o fizer já, o escolhido poderá participar do julgamento dos recursos, tendo poder para reduzir a pena dos condenados e até mudar para alguns o regime fechado parao semiaberto.

Política
Na grande área

BOE-03-IE-2269.jpg

A visita de Lula ao Estádio Mané Garrincha nesta quarta-feira 8 foi em clima de festa. O ex-presidente percorreu as instalações de ponta a ponta, ficou impressionado com as piscinas e banheiras de hidromassagem nos vestiários e sugeriu ao governador Agnelo Queiroz que convidasse o Corinthians para vários jogos na arena. Ao sair, autografou o capacete de alguns operários, sob os gritos de “volta, Lula”.

Direito autoral
Cerco fechado

Nos primeiros quatro meses deste ano, 271 pessoas foram condenadas por violação de direito autoral (artigo 184 do Código Penal Brasileiro) no País. O resultado apontado pela Associação Antipirataria de Cinema e Música (APCM) indica que, a cada dia, pelo menos duas pessoas são condenadas por “pirataria”, o que demonstra um crescimento de 7% em relação ao mesmo período do ano passado. São Paulo é o Estado que está em primeiro lugar no ranking, com 194 condenações, seguido de Santa Catarina, com 37, e Paraná, com 26.

Fotos: GABRIEL BOUYS/afp; PITI REALI; JOAO MARCOS ROSA/Nitro Imagens; Adriano Machado/AG. ISTOÉ; Ricardo Stuckert


Siga a IstoÉ no Google News e receba alertas sobre as principais notícias