A vocação do brasileiro para o empreendedorismo não é novidade. De acordo com a Associação Brasileira de Franchising, as franquias estão em crescimento há uma década. Em 2012, o faturamento do setor foi de R$ 103 bilhões, alta de 16% sobre 2011. A boa notícia é que começam a se popularizar no mercado as microfranquias, negócios mais acessíveis que exigem investimento inicial de no máximo R$ 50 mil. “Os franqueados podem trabalhar em casa e economizar nas despesas de infraestrutura”, diz Edson Ramuth, diretor de microfranquia da ABF. Só em 2012, esse modelo cresceu 25%. Não enfrentar trânsito todos os dias e ter liberdade para gerir o próprio tempo são outros fatores que explicam o sucesso das franquias e microfranquias. Para o presidente do Sebrae, Luiz Barretto, é fundamental estar preparado para desafios. “É essencial fazer o planejamento financeiro e se capacitar”, diz. Vale lembrar que, nas franquias, a liberdade para inovar é restrita. “Muitas vezes, a pessoa entende tudo sobre um serviço ou um produto, mas não tem noções de gestão”, afirma Barretto.

01.jpg

02.jpg