i71176.jpg

Se sua idéia de uma temporada em um spa passa por refeições de alface com frango grelhado, sofrimento na academia e rotinas espartanas, está na hora de rever os planos para as próximas férias. A palavra de ordem é bem-estar, com variedade suficiente para agradar de esportistas a espiritualizados. "Nos últimos quatro anos, o Brasil assimilou a tendência internacional de segmentação. Isso é importante para atender melhor a necessidades específicas de quem procura um spa", explica Soon He Han, diretora da Associação Brasileira de Clínicas e Spas (ABC Spas). "Quem está em estado de fadiga, mas faz academia e está em boa forma, vai achar o spa de emagrecimento uma tortura", diz a especialista.
Os spas não perderam a vocação para tratamentos médicos, mas se sofisticaram com tecnologia e altas doses de luxo. É o caso do The Balance Spa, em Punta del Este. Localizado dentro do Mantra Resort & Casino, ele tem uma equipe médica comandada pelo badalado endocrinologista brasileiro Filippo Pedrinola. O forte lá são os tratamentos dermatológicos, como peelings, procedimentos anticelulite, aplicações de laser e botox e técnicas avançadas de esfoliação. Para hóspedes num clima mais light, há um amplo menu de massagens e outras terapias corporais. Também voltado à saúde e à longevidade, o Kurotel oferece tratamentos médicos e estéticos baseados no método alemão Kur, que conjuga hidroterapia, exercício físico, fitoterapia, controle das emoções e alimentação equilibrada. Como na maioria dos spas bem-conceituados, as equipes são multidisciplinares, compostas por médicos, fisioterapeutas, educadores físicos, nutricionistas, psicólogos, bioquímicos, farmacêuticos e esteticistas.

i71177.jpg
Para quem quer integrar corpo, mente e espírito, há os spas holísticos. Neles é possível se submeter a técnicas orientais e naturalistas, com foco no equilíbrio energético. Como são terapias alternativas, vale a pena conferir se a programação está dentro das expectativas. O spa Maria Bonita, em Nova Friburgo, no Rio de Janeiro, por exemplo, oferece um menu que inclui florais, colonterapia (lavagem intestinal), tui-ná (técnica de massagem chinesa), irisdiagnose, terapia xamânica e equoterapia (com aulas de equitação direcionadas). A programação alimentar é desintoxicante e parte dos ingredientes é cultivada na horta orgânica do hotel-fazenda.
É possível também buscar a paz interior sem abrir mão do luxo. O Spa Hammam & Gym, situado no Faena Hotel + Universe, em Buenos Aires, na Argentina, disponibiliza aos hóspedes ferramentas para que ele alcance equilíbrio físico, mental e espiritual com altas doses de sofisticação. Além da sala para banhos turcos em arquitetura árabe com releitura do designer Philippe Starck e da academia de ginástica, oferece desde aulas de ioga e tai chi chuan a clínicas de tango. Para aventureiros, há opções repletas de atividades ao ar livre. Que tal levantar antes do nascer do sol, para longas caminhadas ecológicas entre araucárias e, mais tarde, se entregar a uma sessão de massagem? É o que oferece o Lapinha Clínica Spa, no Paraná.
Na hora de escolher o spa e o pacote, o primeiro passo é avaliar o tempo disponível. Se for curto, as opções de day spa podem ser interessantes para dar uma quebrada na rotina estressante e, ao mesmo tempo, garantir um upgrade no visual. Mas quando o objetivo é emagrecer ou mudar de cenário, é aconselhável optar por pacotes de cinco a sete dias. Uma tarde com tratamentos estéticos e massagens sai por cerca de R$ 500. Já os pacotes de uma semana nos brasileiros custam a partir de R$ 3 mil em quarto duplo, dependendo dos serviços inclusos.
Na dúvida, os pacotes facilitam a vida de quem não tem muita certeza de como aproveitar a variedade de recursos. O Unique Garden, por exemplo, oferece 16 diferentes, que cobrem programas de desintoxicação e longevidade, por exemplo. Com clima de santuário, o Unique Garden fica na Serra da Cantareira, perto de São Paulo, e oferece terapias relaxantes e de repouso baseadas em técnicas da medicina ayurvédica e chinesa. Os produtos de manipulação são feitos em farmácia própria, com ingredientes cultivados no local.
Independentemente da escolha, a diretora da ABC Spas, Soon He Han, recomenda conferir em detalhes a programação e o estilo de cada um. "É bom checar coisas como o rigor do local com horários, por exemplo, e o tipo de alimentação oferecida, para não ter surpresas desagradáveis." Vale também consultar um médico de confiança para verificar se há algum tipo de restrição ao tratamento ou à terapia à qual a pessoa pretende se submeter.

Colaborou Claudia Jordão