Toque especial
Carlos Magno

Uma nova massagem está fazendo sucesso por aqui. De origem oriental, a breema possui mais de mil sequências entre manipulações, alongamentos e toques. Segundo quem experimenta, ela proporciona equilíbrio e energia. Já fizeram sessões as atrizes Zezé Polessa, Cláudia Raia e Camila Pitanga. “Ela me revitaliza”, diz Camila.
 
Dárcio de Jesus      
Dárcio de Jesus

Perdoar é saúde Guardar mágoas e não esquecê-las machuca a alma e o corpo. É o que novamente mostra a ciência. Desta vez, a comprovação de que perdoar faz bem à saúde vem de uma pesquisa feita na Universidade do Tennessee (EUA). Eles avaliaram as alterações na pressão arterial de estudantes vítimas de algum tipo de traição. Aqueles que superaram o problema apresentaram maior equilíbrio na pressão do que os que não perdoaram.

Alergia sob controle

A Schering-Plough está colocando no mercado brasileiro o remédio Desalex Xarope. É um antialérgico pediátrico que, de acordo com o fabricante, não deixa a criança sonolenta e, assim, não interfere na concentração. Além disso, o medicamento pode ser tomado apenas uma vez ao dia, facilitando o tratamento.

Dica da Consultoria 4any1, dirigida por Aulus Sellmer, para ajudar na prática de exercícios e melhorar a qualidade de vida (www.4any1.com.br). Fazer uma avaliação clínica todos os anos é fundamental. Ela deve ser realizada por um clínico geral ou cardiologista que, de preferência, tenha experiência em medicina esportiva. A análise consiste em um resumo dos antecedentes pessoais e familiares, hábitos de vida e uso de medicação, entre outras informações. Também deve ser dada atenção aos exames dos sistemas cardiovascular, respiratório e osteomuscular.
 
 
Álcool
Qual a especialidade médica para ajudar dependentes de álcool a se livrarem do vício? Além de Alcóolicos Anônimos, onde mais é possível ter ajuda?
Marília Barbosa Melo, Maceió

O alcoolismo é uma doença grave, que se caracteriza por perda da capacidade
de controlar a vontade ou a quantidade de bebida alcoólica ingerida. Trata-se
de uma patologia psíquica e, por essa razão, é objeto de estudo da psiquiatria. Sendo um problema complexo, de origem multifatorial, atrai a atenção de muitos psiquiatras, que têm se dedicado especialmente ao seu tratamento. Para encontrar ajuda, o melhor é dirigir-se ao serviço de psiquiatria de algum hospital universitário de seu Estado.
Sergio Klepacz, psiquiatra, Hospital Samaritano (SP)
Alergia

Tenho 65 anos e há 20 sofro com uma alergia a qualquer tipo de desodorante axilar. Hoje, uso pomada Minâncora depois de lavar com soapex. Mesmo assim, a alergia continua. O que fazer?
Artur Calheiros, Recife, Pernambuco

As dermatites de contato (alergias que aparecem na pele provenientes do contato com alguma substância que causa uma reação alérgica) nas axilas, uma vez adquiridas, não desaparecem mais. O que lhe sugiro é usar bicarbonato de sódio diluído em água e lavar de duas a três vezes ao dia. Em alguns casos, recomenda-se também manter os pêlos mais curtos para que não irritem muito o cavo axilar.
Erasmo Tokarski, dermatologista, Brasília