Sem proteção
Um estudo de 21 cientistas, liderado pelo brasileiro Gustavo Fonseca, da Conservação Internacional, revela que 804 das espécies ameaçadas de extinção estão em locais desprotegidos. Eles compararam as 100 mil áreas de preservação do planeta com as regiões onde vivem 11,6 mil espécies consideradas importantes pela ciência. Os anfíbios são os mais prejudicados: quase mil tipos estão ao relento. Desses, 411 correm o risco de sumir com o desaparecimento de seu hábitat. Um exemplo é a perereca de folhagem (foto), que vive no sul de Minas Gerais e só pode ser vista na Mata Atlântica, hoje reduzida a menos de 8% de sua cobertura original.

Mistério virtual
Os fãs da escritora Agatha Christie (foto) podem comemorar. Cinco de seus maiores sucessos serão transformados em jogos de computador, nos próximos seis anos. O autor da façanha é o neto da escritora, que cedeu os direitos de adaptação. Os famosos detetives Hercules Poirot e Miss Jane Marple, que desvendaram intrincados crimes em histórias como O caso dos dez negrinhos e Assassinato no Expresso do Oriente, devem ajudar os jogadores a solucionar os mistérios e avançar para a próxima fase.
     

Meio peixe meio anfíbio
O fóssil de um úmero (osso do antebraço) descoberto na Pensilvânia pode ser a chave que faltava para indicar o momento em que os vertebrados deixaram a água para andar em terra firme. Parecida com uma salamandra, a espécie desconhecida media cerca de 60 centímetros e, na linha evolutiva, está entre peixes e anfíbios. O achado indica que o animal não possuía barbatana nem braço. O formato achatado do fóssil sugere que essa estrutura fazia apenas dois movimentos, para frente e para trás. Era o suficiente para o animal nadar e subir à superfície para respirar.
 
 
     

Novela no celular
As operadoras de telefonia não dormem em serviço. O grupo de mídia americano News Corp., dono dos canais de tevê Fox e CNN, apresentou nos EUA a primeira novela para celulares. Com o título de Hotel Franklin, a mininovela tem capítulos diários com um minuto de duração. Os assinantes do serviço também podem baixar videoclipes com os personagens do desenho animado Os Simpsons.
 
 
Big Brother
Muita gente já se acostumou com o identificador de chamadas, o Bina. Agora é possível indicar não só o número de quem liga, como sua localização. Criado pela empresa nacional Geodados, com apoio da Fapesp, o Geofone integra telefone, rastreador de chamadas e computador. Ao identificar o chamado, o computador mostra o local de onde partiu a ligação, inclusive com a imagem da fachada do imóvel. Se o telefonema vier de um orelhão, aparece a rua. Se for de um celular, aparece a identificação do dono. O aparelho que tudo sabe já está em testes na Polícia Militar de São José do Rio Preto (SP).