Carlos Alexandre

O governador Perillo distribui as primeiras bolsas: programa recebeu o nome de Domingo Alzugaray

Os atletas amadores goianos bem classificados nas competições nacionais começaram a receber uma ajuda de custo de R$ 500 mensais do governo do Estado. O dinheiro poderá ser usado na compra de material e até na complementação alimentar. Este pagamento faz parte do programa Bolsa Esporte, lançado na segunda-feira 5 pelo governador de Goiás, Marconi Perillo (PSDB). O objetivo é fixar no Estado atletas de diversas modalidades que fazem parte do ranking das federações, evitando a migração em busca de patrocínios. Os primeiros 300 atletas já foram escolhidos e começam a receber a bolsa ainda este mês.

A Agência Goiana de Esporte e Lazer (Agel), a Secretaria de Educação
e os dirigentes das federações esportivas serão responsáveis pela escolha dos atletas bolsistas. “São ações de um governo que se interessa pelo esporte, que ajuda na formação dos atletas e incentiva a preparação de nossa juventude”, discursou o governador. Perillo deu ao programa o nome do editor Domingo Alzugaray, diretor-presidente da Editora Três, que publica a ISTOÉ, convidado a entregar as primeiras bolsas concedidas.

Para receber o Bolsa Esporte o atleta terá que ter bom desempenho e perderá a ajuda caso caia no ranking. As federações vão mostrar as performances dos atletas e o que eles já fizeram em termos de aprimoramento e capacitação. “À medida que eles forem melhorando no ranking, terão então o direito à bolsa. Quem piorar, perde a ajuda do Estado”, explicou César Sebba, presidente da Agel. Perillo também anunciou a conclusão da primeira etapa do Centro de Excelência Esportiva, que está sendo erguido junto ao Ginásio de Esportes Rio Vermelho, em Goiânia. As obras incluem a ampliação do parque aquático, criação de pista de atletismo, arquibancadas e a construção do prédio com toda a infra-estrutura esportiva, como salas de musculação para atletas e técnicos.