Elegância feminina
Muitos cientistas sabem explicar conceitos complexos de mecânica quântica, mas não entendem como as mulheres se equilibram nos saltos altos. Para responder à dúvida, a física britânica Laura Grant, dona de 100 pares de sapatos, criou uma fórmula para calcular o salto ideal. Levou em conta o número do sapato, seu preço – o que às vezes justifica um sacrifício – e a quantidade de álcool ingerida. Laura aplicou a fórmula em Carrie Bradshaw (à frente), a fanática por sapatos e personagem principal do seriado de tevê Sex and the city. Pelos anos de experiência, Carrie poderia desfilar em magníficos 12,5 cm. Se bebesse seis doses, ela deveria usar saltos de 2 cm, no máximo. Para não tropeçar.
 
 
Criatividade
Divulgação      
Cada um na sua praia. No Senac de São Paulo, os alunos de multimídia e entretenimento eletrônico inventaram um jogo de computador que narra as agruras do cangaceiro Cibério para libertar a pacata cidade de Pocopó da invasão de ETs. O Ciber Cabra não será vendido em lojas, mas é um instrumento de ensino para os brasileiros interessados em desenvolver jogos. Enquanto isso, o laboratório europeu de mídia do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) demonstrou um videogame em que o controle é feito diretamente pelo cérebro dos jogadores. O jogo usa ondas elétricas enviadas por um eletroencefalograma por aparelhos sem fio e deve ajudar pacientes com limitações de movimento.
 
 
Tendências
Maior vitrine de tecnologia do mundo, a feira Cebit, na alemã Hannover, mostrou que serão cada vez mais comuns os aparelhos com funções de celular e tevê, que exibem vídeos e tocam músicas. Uma das estrelas da feira foram os celulares com câmera de 1,3 megapixel de resolução, suficiente para imprimir fotos em tamanho 10 x 15 cm.
 
 
Prejuízo
O inferno astral de Bill Gates promete ser longo. A Microsoft já avisou que vai recorrer da decisão judicial que condenou a empresa a pagar a multa mais elevada da história da Europa. No processo, a Comunidade Européia acusa a dona do Windows de concorrência desleal, puníveis com o pagamento de quase meio bilhão de euros, cerca de US$ 610 milhões. A pendenga jurídica pode demorar alguns anos.
 
 
Suruba high-tech
Os ingleses estão excitados com a nova onda que mistura sexo e tecnologia. Os adeptos são casais heterossexuais e solteiros de todas as idades e classes sociais, que transam dentro de carros ou participam de orgias ao ar livre. O fenômeno se chama “dogging”, numa alusão à desculpa esfarrapada de sair de casa para passear com o cachorro. Os encontros são combinados por e-mail ou celular, cujas câmeras fotográficas exibem na internet os momentos picantes. Só no Yahoo, o grupo de discussão sobre dogging tem 22 mil membros.
 
 
Vigia de pedófilos
Cientistas britânicos criaram uma arma para combater a pedofilia online. A babá eletrônica ChatNannies é um programa de computador que se passa por um internauta nas salas de bate-papo. O programa pesquisa gírias e assuntos do momento para conseguir marcar encontros com parceiros mirins. Ele analisa o comportamento dos visitantes e se notar algo suspeito envia a transcrição da conversa para uma central que pode acionar a polícia. A babá foi testada em chats por duas mil pessoas. Ninguém desconfiou que falava com uma máquina.