Com esperteza inferior à das saúvas, nossos cartolas tentam convencer os brasileiros de que é impossível organizar filas para a venda de ingressos. A bagunça lhes dá lucro, mas está com os dias contados. A CBF estuda baixar norma para punir clubes e estádios que entreguem torcedores como se viu na última rodada do Brasileirão à cobiça dos cambistas e ao porrete da PM. O castigo já vem tarde.
 

Futebol 2
Por um fio
A paulista Penalty venceu a concorrência para fornecer os uniformes e acessórios dos juízes que apitarão todos os jogos promovidos pela CBF no ano que vem. Até aí, nada de mais. O curioso é que sua proposta desbancou a da Diadora por apenas R$ 1 mil – ou 0,001% do valor do contrato. A gigante italiana passou a acreditar em milagres.

Arte
Sem barreiras
BOE-02-IE.jpg
Para alegria dos colecionadores, o STJ suspendeu a cobrança do imposto de importação sobre obras de arte de autores brasileiros trazidas do Exterior. O fim da dentada fiscal facilitará a repatriação de quadros nacionais leiloados fora do País. Por causa da barreira, trabalhos de grande valor cultural, como “Abaporu”, de Tarsila do Amaral, ficarão para sempre em coleções estrangeiras.

Desarmamento
Reta final
A Polícia Federal vai intensificar a campanha para registro ou devolução das armas. Como os brasileiros deixam tudo para a última hora, teme-se uma corrida aos postos na reta final da anistia: 31 de dezembro próximo. A partir daí, ter arma sem cadastro será crime.

Política
Entre eles
Agora que o governador José Roberto Arruda jogou a toalha, os deputados do DEM vão tratar de outro assunto: a liderança do partido na Câmara em 2010. O posto vale ouro em ano eleitoral. Paulo Bornhausen (SC) e Alberto Lupion (PR) sabem disso e entraram na corrida disputando os votos dos colegas.

Saúde
Sobre rodas
O Ministério da Saúde usará o “Consultório de Rua” para tentar combater o consumo de crack no País. A experiência bem-sucedida na Bahia começa a ser implantada nas próximas semanas em 17 cidades, como Rio de Janeiro e Guarulhos. A bordo de uma van, uma equipe técnica vai aos centros de consumo oferecendo aos dependentes da droga desde tratamento químico até a reintegração com a família.

Gente
Próxima atração
BOE-03-IE.jpg
Vivendo uma ótima fase na carreira, Gloria Pires decidiu lançar uma autobiografia.
“40 Anos de Gloria” já tem até data de lançamento: 8 de março de 2010. Os textos são da dupla Eduardo Nassife e Fábio Fabretti. Os direitos autorais da atriz foram doados para o Retiro dos Artistas. O contrato com a Geração Editorial foi assinado quinta-feira 10, no Rio de Janeiro. A capa é do design gráfico Giovanni Bianco, que assinou o visual do último disco da popstar Madonna.

Doping
Cesta de três
Boe_Basquete.jpg
O basquete é o próximo esporte no Brasil a realizar exame antidoping em seus atletas, a partir de março de 2010. Cerca de 2.500 jogadores com mais de 15 anos serão testados dentro e fora das competições. O triatlo vai na mesma batida. As avaliações, contudo, serão aplicadas inicialmente só em atletas com índices olímpicos de rendimento.

Social
Corações partidos
Caminha para terminar em briga judicial a separação de uma famosa apresentadora de tevê. O marido exige um naco do patrimônio da quase ex-mulher. Para garantir algo, vem se recusando a deixar o milionário apartamento onde o casal vivia, em São Paulo. Comprado por ela, o imóvel vale mais de R$ 10 milhões.

Agricultura
Próximo passo
A primeira soja transgênica brasileira tolerante a herbicidas terá pedido de regulamentação agora submetido ao governo chinês. A Embrapa e a Basf, parceiras no projeto, estão de olho nas exportações do grão geneticamente modificado. A medida foi aprovada pela Comissão Nacional de Biossegurança. Os primeiros a receber a novidade, em 2011, serão os produtores de sementes; depois os de grãos.

Energia
Quem entra
José Carlos Grubisich deixará a presidência da ETH Bioenergia, braço da Odebrecht no setor sucroalcooleiro. A saída será “elegante e sem marolas”. Roberto Simões (ex-iG e ex-Metrô Rio) assumirá a área de energia no conglomerado baiano.

Mercado
A seco
Vai faltar cerveja no verão. A certeza figura nas projeções dos maiores produtores. O aumento do calor e do poder aquisitivo da população empurraram o consumo para além da capacidade das fábricas. Já há varejista fazendo estoques monumentais para especular com os preços que têm subido, principalmente os das maiores marcas.

Lobby
Onde há fumaça…
boe-05-ie-2092.jpg
É fácil imaginar por que o senador Romero Jucá (PMDB-RR) batalha para barrar o projeto que proíbe o cigarro em ambientes fechados de uso público em todo o País. A indústria do fumo, afinal, é riquíssima. Mas qual será a explicação para que projeto semelhante, de autoria do próprio Executivo, durma há quase dois anos nas gavetas do Ministério de Relações Institucionais? Com a palavra, o ministro de Relações Institucionais, Alexandre Padilha.

Telecomunicações
Na ponta da linha
Sempre no topo do ranking de reclamações nos Procons, as empresas de telefonia fixae móvel querem deixar o incômodo lugar. A TIM, por exemplo, a partir do ano que vem, vai condicionar uma parte da remuneração paga às empresas que operam seu call center à satisfação dos clientes. Quanto melhor a taxa no Índice de Desempenho no Atendimento, medido pela Anatel, maior a graninha para o pessoal do telemarketing.

Segurança Pública
Na caixa
boe_07.jpg
No início deste ano, a Secretaria de Segurança do Estado do Rio recebeu 450 pistolas Taser do Ministério da Justiça. Parece que a doação não agradou, apesar de ser sucesso em 36 países. A maioria das armas nunca foi utilizada. E olha que a população carioca vive reclamando da alta criminalidade e da violência da PM, que atira à vera em suspeitos. A arma não letal age no sistema nervoso e paralisa os movimentos de suspeitos, sendo usada até para evitar suicídio.