Infância das estrelas

O telescópio espacial Hubble surpreendeu outra vez. Enviou imagens inéditas do Universo quando ele tinha apenas 400 milhões anos — hoje ele está com 13,7 bilhões. Chamado de campo ultraprofundo, esse pequeno pedaço do céu revela cerca de dez mil galáxias com formatos irregulares, ainda não marcadas pelas elipses e espirais de hoje. O Hubble precisou de um milhão de segundos apontado para uma mesma região no espaço para conseguir captar essas imagens, pouco tempo depois do Big Bang, a grande explosão cósmica que deu origem ao Universo. Quanto mais longe, mais velha e mais fraca é a luz observada.

O efeito vovó

Os avanços da medicina aumentam a expectativa de vida, e as consequências positivas seriam muitas, segundo artigo publicado na revista Nature. A pesquisa mostra que após entrarem na menopausa as mulheres deixam de se preocupar com a geração de novos filhos e passam a cuidar com mais empenho da prole que possui. O resultado é um impacto no desenvolvimento dos rebentos e, principalmente, dos netos. Essa assistência seria responsável pelo aumento da longevidade das novas gerações.

Idéia de gênio

Bill Gates parece ter achado uma forma de acabar
com os spams, e claro, de engordar o cofre da Microsoft. Ele propõe a cobrança de US$ 1 pelo envio de cada e-mail, assim como ocorre com as cartas convencionais. Outra alternativa seria um selo eletrônico que impediria o envio de mensagens não seladas – e portanto não cobradas.

Longo prazo

A natureza pode demorar, mas ela responde. Cientistas brasileiros e americanos levaram
20 anos para avaliar as consequências do efeito estufa. Eles estudaram 14 mil árvores numa área preservada de 300 km2, na Amazônia central, e constataram uma mudança na dinâmica da floresta. Notaram que as árvores menores, que ficam à sombra das mais altas, estão em declínio. “O aumento de CO2 na atmosfera beneficia as espécies altas, que estão em maior contato com a luz do Sol. Já as mais baixas tendem a desaparecer”, explica Alexandre Adalardo de Oliveira, um dos autores. A pesquisa sugere que no futuro haverá uma diminuição na diversidade de espécies de árvores.

Liderança dispensável

Segundo um relatório da BirdLife International, somos o primeiro país no ranking das espécies de aves ameaçadas de extinção. Dos 1.211 pássaros sob risco de sumir do planeta, 119 estão no Brasil, entre eles, o zidedê-de-barriga-laranja e o conuro dourado. Em segundo lugar está a Indonésia, com 117. Cerca de 400 espécies só podem ser salvas com medidas urgentes, que já deram bons resultados com outros 280 pássaros antes em perigo.

Igual aos homens

Um estudo com animais pode derrubar a tese de que as fêmeas

de mamíferos não produzem óvulos durante toda a vida, ao contrário

dos homens, que produzem espermatozóides até morrer. Em laboratórios, as cobaias adultas se mostraram capazes de produzir óvulos e de substituir por novos os danificados. Resta saber se o mesmo se aplica às mulheres, o que esticaria o fim do período de fertilidade feminina para depois dos 50 anos.