Os sites de compras coletivas e clubes de descontos se tornaram ferramentas indispensáveis para quem está em busca de bons negócios na internet. Em 2012, o faturamento do setor chegou a R$ 3 bilhões, ante R$ 1,8 bilhão em 2011. A combinação de ofertas vantajosas e a praticidade da rede mundial de computadores seduziu milhares de consumidores – mas trouxe aborrecimentos. “As queixas envolvem a não entrega do produto e dificuldade para o cancelamento do pedido”, afirma Fátima Lemos, assessora técnica do Procon-SP. Apesar do alto número de reclamações, o setor começa a registrar mudanças. “Houve uma melhora na oferta de produtos e as informações ficaram mais claras”, diz Fátima. Para o diretor da Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico, Gerson Rolim, a fase de maturidade dos portais de compras coletivas está em sintonia com as novas tendências. “Em breve, o comércio eletrônico chegará a outras plataformas, como tevês inteligentes, e empresas e consumidores precisam estar instruídos para esse novo momento”, afirma Rolim. A seguir, saiba como tirar proveito do universo das compras virtuais.

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