Mensalão
Sol redondo

BOE-ABRE-IE-2256.jpg

José Dirceu está mais esperançoso do que há dois meses em relação ao futuro que o escândalo do mensalão lhe reserva. A estratégia de seus advogados, que acreditam poder reverter a condenação por formação de quadrilha, parece ter colhido brisas de esperança no Supremo. Se vitorioso, o recurso reduzirá a pena do ex-ministro em dois anos e 11 meses, livrando-o dos pavores do regime fechado e hospedando-o no semiaberto.

TRT
Fantasia rasgada

Estão suspensos os pagamentos de atrasados a magistrados e servidores dos tribunais regionais do Trabalho, previstos para começar este mês. A ordem do Tribunal de Contas da União foi dirigida ao Conselho Superior da Justiça do Trabalho. Os ministros querem entender os cálculos do vultoso passivo de R$ 818,9 milhões. Quem ia brincar o Carnaval já contando com a grana no bolso terá que arrumar outro motivo para sorrir na folia.

Igreja
Eleitor no Vaticano

Será mais do que especial para o arcebispo dom Orani Tempesta a presença de Bento XVI em julho, no Rio de Janeiro. A condição de anfitrião aumenta a chance de o religioso ser nomeado cardeal este ano. E, por tabela, participar do conclave que elegerá o 265º papa da história da Igreja – no dia em que Deus quiser.

FAB
Pouso civil

Fabrícia Liane Aguiar Oliveira, que obteve a mais alta nota de sua turma na Academia da Força Aérea, em 2003, tornando-se a primeira mulher a pilotar jatos militares no Brasil, pediu baixa. Ela não integra mais o 1º Esquadrão de Aviação, com base no Recife. Seguirá carreira na Controladoria-Geral da União, após aprovada em concurso público.

Planalto
Xadrez 2014

BOE-02-IE-2256.jpg

No vício com o maior número de dependentes em Brasília – a especulação política –, a conversa do momento aponta o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel, como próximo titular da Casa Civil do Planalto. A troca de cadeiras acontecerá quando a ministra Gleisi Hoffmann pegar a bolsa e partir para disputar o governo do Paraná.

Política
Dia D

Partido da Terra e dos Trabalhadores. Eis um dos nomes mais fortes entre as opções que a ex-senadora Marina Silva examina para a legenda que está criando. A apresentação oficial da agremiação caçula da política brasileira será dia 16 de fevereiro, em Brasília.

Arte
Adeus pincéis

BOE-03-IE-2256.jpg

Considerada a mais respeitada restauradora de arte do Brasil, com trabalhos em vários países, a carioca Marylca Mendes pendurou as chuteiras, após mais de 50 anos no ofício. O aviso dado aos amigos fez alguns chorarem, como Jean Boghici, dono dos últimos trabalhos que ela salvou, após o incêndio no apartamento do marchand, em agosto. Marylca se aposentou sem realizar um sonho: ver o reconhecimento de sua profissão. O projeto do ministro, e senador licenciado, Edison Lobão está há meia década parado.

Justiça
Livrou a cara

BOE-04-IE-2256.jpg

Uma surpreendente decisão do ministro Luiz Fux (STF) em ação de reparo movida por familiares de vítimas do incêndio ocorrido em 2001, na casa de shows Canecão Mineiro, em Belo Horizonte, sinaliza que não será fácil a luta dos sobreviventes da tragédia ocorrida na boate Kiss, em Santa Maria (RS). Então no Superior Tribunal de Justiça, Fux não responsabilizou o Estado pelos ferimentos e mortes.

Letras
A vez de Lygia

BOE-05-IE-2256.jpg

A Academia Brasileira de Letras e a Universidade de Salamanca se uniram na promoção de nossos autores no Exterior. Saíram naquele país livros com estudos sobre a obra de Machado de Assis, Nélida Piñon, João Cabral de Melo Neto e Jorge Amado. Celso Lafer vai à Espanha, em outubro, para as jornadas dedicadas a Lygia Fagundes Telles. Hoje, Salamanca busca especialistas para orientar pós-graduandos interessados na literatura brasileira.

Justiça 1
Quatro a zero

Como relator, em 2010, o ministro deixou claro que cabe ao Estado fiscalizar as casas de espetáculos. “Mas para pagar indenização é preciso estabelecer um nexo entre a omissão (na vistoria) e o dano.” No caso em julgamento a culpa foi apontada na direção do grupo musical que acendeu os fogos de artifício no palco. Cabe ressaltar que a decisão de isentar o município de Belo Horizonte do reparo à viúva e aos filhos da vítima foi tomada por unanimidade.

Congresso
Além da bola

Não é só a Copa da Fifa que colocará o Brasil no foco do mundo em 2014. A Internacional Organization for Standardization (ISO), que reúne mais de 160 países, vai realizar aqui a sua Assembleia-Geral pela primeira vez em 66 anos de criação. Na América Latina, só a Argentina sediou evento semelhante, há dez anos. A ABNT será anfitriã da reunião. No mundo da normalização, nada pode dar errado.

Indústria
Para cima

O último trimestre de 2012 salvou a indústria de refrigerantes. Com boas vendas no período, a produção cresceu uns 6% no ano passado. Um 2013 dos sonhos dependerá da sede da população e do mandado de segurança que corre no STF, por um IPI menor para o produto, hoje de 17% a 23%.

STF
Democracia e responsabilidade

A liberdade de expressão enfrenta nova batalha no STF. O Google quer reformar decisão da Justiça de Minas Gerais, que o condenou a pagar indenização a uma professora que se ofendeu com críticas dos alunos veiculadas no Orkut. A empresa alega não poder funcionar como censura prévia e que só deve tirar páginas do ar por decisão legal. Para defender essa tese, que vigora em outros países, contratou o constitucionalista Luís Roberto Barroso.

Aviação Civil
Carteira inválida

Falha humana. É o que apontará a investigação inicial da Aeronáutica para o acidente com o avião bimotor que matou cinco pessoas no domingo 3, em São Paulo – entre eles José Ermírio de Moraes, um dos herdeiros da Votorantim. O piloto estava com a licença da Anac vencida para fazer voo por instrumento.

Cinema
Confusões em alto-mar

BOE-06-IE.jpg

Sucesso no Multishow, a série de humor “Meu Passado me Condena” vai virar filme este ano. No longa-metragem que começa a ser rodado no mês que vem o casal, vivido por Miá Mello e Fábio Porchat, em lua de mel no transatlântico Costa Favolosa, encontra a bordo as ex-paixões de ambos (Beto e Laura), o que quase leva a pique o recente casamento.

Fotos: Adriano Machado / AG. ISTOÉ; RUBENS CHAVES / AG. ISTOÉ; Roberto Castro /AG Istoé; Fellipe Sampaio/SCO; TIAGO QUEIROZ/AE