Verde como um urso

Os ursos polares viraram a grande atração do zoológico de Cingapura. Sheba e seu filhote, Inuka, estão esverdeados. Seu pêlo, que costuma ser branco para servir de camuflagem na neve, adquiriu um tom verde que intrigou os tratadores. A princípio, imaginou-se que alguém estivesse pintando os animais às escondidas. Logo os biólogos detectaram que a nova coloração era resultado da proliferação de uma espécie de alga nos pêlos. Sheba (acima) está recebendo tratamento químico para branquear a penugem. Se funcionar, será a vez de Inuka ver-se livre da coloração verde-grama, mais forte nas patas, nas costas e atrás das orelhas. Um caso semelhante ocorreu em 1979. Na ocasião, os ursos foram curados com uma solução de sal.

Analgésico virtual

 

Uma colher de açúcar ajuda a engolir um remédio amargo. Pensando nisso, o pesquisador Hunter Hoffman, do Haborview Medical Center, de Seattle, criou o videogame SnowWorld (Mundo da Neve). Ele constatou que as vítimas de queimaduras de pele sofriam menos quando estavam distraídas com o jogo, durante a dolorida troca diária de curativos. O invento, apelidado de analgésico virtual, leva o paciente a uma jornada glacial cheia de bonecos de neve, ursos polares e pinguins. Em breve, Hoffman (foto) terá uma versão do videogame com imagens das torres gêmeas de Nova York em chamas, para tratar os sobreviventes dos atentados de 11 de setembro. Enfrentar um trauma, ele diz, é a maneira mais eficiente de curá-lo.

Via-crúcis

A sonda européia Rosetta será a
primeira missão a estudar o cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko, batizado
com o nome de quem o descobriu, em
1969. Só em 2013, quando o cometa estiver perto do Sol, os astrônomos poderão analisar sua superfície de gelo, onde estariam informações sobre a origem do Universo. Rosetta ficará ancorada a dois quilômetros do Sol, enquanto um módulo de pesquisa viaja até o cometa. Para pegar impulso na força gravitacional, a sonda dará quatro voltas em torno do Sol, três ao redor da Terra e outra por Marte. Seu retorno à Terra ocorrerá só em 2015.

Inteironas 

Elas têm 700 anos e preservam olhos, intestino e gordura. São as mais antigas – e intactas – múmias
já encontradas no Peru. Os corpos são de um garoto
e de um fazendeiro com cerca de 35 anos (foto).
Elas datam de algum ano entre 1100 e 1300 d.C.
e pertencem a uma cultura anterior aos incas, a Chiribaya. O local, na província peruana de Islay,
pode abrigar um antigo cemitério. As múmias
estavam em posição fetal, envoltas em tecidos
azul e vermelho e amarradas com barbante. Parecem ter morrido de causas naturais. O que mais impressionou os arqueólogos foi o estado de conservação dos corpos. O olho de uma das múmias ainda conservava a pupila.

Passivos

Médicos de Sydney, na Austrália, constataram que de nada adianta separar os locais públicos em áreas de fumantes e não-fumantes. Eles avaliaram a qualidade do ar na área não-fumante de 17 clubes noturnos. Apesar de mais baixos, os níveis de nicotina e de outras substâncias químicas encontradas no ambiente ainda eram bastante prejudiciais à saúde. Apenas um local livre de cigarros ofereceria total proteção aos não-fumantes.