Comportamento

Das ruas para Louis Vuitton

Grafiteiros paulistanos "osgemeos" criam estampa exclusiva para a coleção de lenços da grife de luxo, que aposta nas cores da arte de rua

Das ruas para Louis Vuitton

EXCLUSIVO

01.jpg
EXCLUSIVO
À dir., estampa feita pela dupla de grafiteiros: lenço de R$ 1.090

Quem circula pelas grandes capitais do mundo certamente já se deparou com pelo menos um trabalho dos grafiteiros paulistanos e irmãos Gustavo Pandolfo e Otávio Pandolfo, ambos de 38 anos, conhecidos como “osgemeos”. Desde 1989, suas obras ricas em cor, padronagens e personagens adornam becos sujos em São Paulo, prédios abandonados em Berlim, trens metropolitanos no Rio de Janeiro e fachadas em Londres. Em 2013, porém, pela primeira vez, o trabalho dessa dupla também poderá ser apreciado, e comprado, em um ambiente muito diferente: as lojas da maison de luxo francesa Louis Vuitton. Gustavo e Otávio desenvolveram uma estampa exclusiva para a coleção de lenços da grife para o verão 2013, já à venda nas lojas brasileiras por R$ 1.090. “Pouca gente sabe, mas adoramos moda”, dizem. “Nosso trabalho sempre começa no estudo das estampas das roupas dos personagens que pintamos.”

Não é de hoje que a “street art” recebe atenção do mundo das artes e da moda. Mas ainda surpreende quando uma marca como a Louis Vuitton recorre à arte de rua para uma linha de produtos tão consagrada, como a de lenços. “Toda marca, até as de luxo, precisa se reinventar, e o frescor da street art é uma maneira boa e segura de se fazer isso”, diz Silvio Passarelli, diretor do MBA de gestão do luxo da Fundação Armando Álvares Penteado (Faap), em São Paulo.

02.jpg 

Uma boa forma porque cria edições únicas de produto, atendendo à demanda por exclusividade. E segura, porque muitos profissionais de street art já têm o aval de museus, que abrem espaço para eles, e de celebridades, que compram suas obras. “Não acho impossível ver “osgemeos” desenvolvendo linhas de joias e coleções de roupa”, afirma Passarelli. Talento
e fama a dupla já tem.