Sucessão presidencial
Apesar de tudo o que se tem dito após a declaração da vitória de Luiz Inácio Lula da Silva nas eleições, faltam palavras para expressar o significado histórico e humano da sua escalada rumo à Presidência da República. Lula é o mensageiro da esperança! Esperança que um mundo mais digno é possível! Que sonhar pode ser um direito de todos os homens e mulheres deste país. A vitória do iluminismo sobre o egoísmo! Da razão sobre a ignorância! Da coragem sobre a covardia! Num mundo desiludido, ele traz a fé de volta aos corações de todos os homens do planeta. Fé de que todos nós podemos ser incríveis e imprescindíveis. “Como será o Brasil do novo presidente” (ISTOÉ 1726).
André L. Fernandes
Salvador – BA

Vivendo aqui tão longe do Brasil é bom ver você, fundador do PT, aclamado pelo povo, desejoso de fazer muitas reformas que beneficiem a “nós”, fiéis brasileiros, residentes no Brasil ou no estrangeiro. Na rádio na qual sou locutora do programa Hola Brasil hola sucesso, 91.6 FM, em Barcelona, na Espanha, eu falo muito bem de você, porque sou petista e quero vê-lo fazendo o melhor para o Brasil crescer. A gente aposta muito em você, sabendo que terá muito trabalho pela frente.
Nina Leôncio
Barcelona – Espanha

A vitória de Lula representa um marco histórico na nossa República.
É a primeira vez que alguém, oriundo das classes trabalhadoras,
ascende ao poder. O Brasil precisa se unir em torno dele e buscar mudanças que favoreçam a todos.
Jaime Luiz Leitão Rodrigues
Rio Claro – SP

Vencemos o desafio de mostrar ao mundo todo o processo de transição, levando um homem do povo ao mais alto escalão nacional, sem a necessidade de uma revolução armada e, sim, de uma grande revolução democrática. Estamos todos de parabéns.
Isaac Soares de Lima
Maceió – AL

A persistência de Lula, misturada com a insatisfação e a vontade da população por mudança, confirmou o candidato petista como novo presidente. É uma esperança que toma conta de todo o Brasil que anseia por mudança e justiça social. O desejo de Luiz Inácio Lula da Silva foi realizado, mas espero que ele, junto com o Congresso, possa realizar os meus desejos, que são emprego, saúde, educação e segurança para toda a sociedade. Que não só os compromissos externos possam ser mantidos, mas, principalmente, os internos, através das esquecidas áreas sociais. Somente assim, saciando um povo com sede de um Estado justo, é que poderemos dizer, num futuro próximo, que o País chegou lá.
Fábio Moreira da Silva
Belo Horizonte – MG

O povo brasileiro mostrou com essa eleição que nossa democracia
está consolidada e já não se assombra com ameaças terroristas
como as feitas por Serra e por meios de comunicação irresponsáveis, como a revista Veja. Vitória, Brasil!
Roberto Solino
Natal – RN

Domingo, 27 de outubro de 2002, vai entrar para a nossa história como nenhuma outra data. A vontade por mudanças que o povo brasileiro quer refletiu-se nas urnas. Os fantasmas assustaram, mas esqueceram que Deus é brasileiro, e quem tem fé em Deus enfrenta qualquer parada. Um barbudo semi-analfabeto escreveu esperança junto às palavras ordem
e progresso na bandeira brasileira. Lula é o primeiro presidente brasileiro eleito que não tem sua origem nas elites brasileiras. Um verdadeiro representante do povo brasileiro. Que Deus o ilumine em todo o seu caminhar rumo aos louros da história brasileira, onde poucos foram
os que lutaram por justiça social.
Luís Otávio S. Patrício
Belo Horizonte – MG

 

O compromisso de Lula para com a classe trabalhadora é de importância vital. Sua carreira política e histórica, seguramente será avaliada agora após todo o processo de disputa e acirramento bem como de conciliação entre os candidatos derrotados e que o apoiaram. Meu desejo e de todo brasileiro é que tenhamos tranquilidade em um mundo bastante conturbado, onde a lógica perversa do capital impõe o seu domínio.
Felipe Rebelo de Lima
Maceió – AL

Vejo nas ruas de todo Brasil um povo eufórico como jamais pude presenciar em minhas recordações políticas, pois temos um cenário político diferente em nossa história! Um candidato de esquerda assumindo a Presidência do Brasil. Assim como a maioria dos eleitores brasileiros, eu estou apostando no Lula. No entanto, prefiro observar a situação com um pouco mais de cautela. Temo que o feitiço vire contra o feiticeiro, porque se nota uma vontade muito grande de mudança, mas não podemos nos esquecer que algumas delas demoram um pouco para acontecer e, consequentemente, as pessoas tendem a perder a paciência e não conseguem mais enxergar o processo de mudança. Por isso, vale a pena ter cautela e paciência e, acima de tudo, lucidez, sabendo que o novo presidente não vai fazer milagre e sim política.
Rangel Sousa Moreira
Belo Horizonte – MG

Venceu a esperança, a cidadania, a democracia. A política não pode se restringir a uma festa cívica de dois em dois anos. Após as eleições a maioria dos eleitores volta aos seus afazeres e nem quer mais ouvir falar em política e, principalmente, nos políticos que não honraram seus compromissos e mandatos. Isso precisa mudar.
José Renato M. de Almeida
Salvador – BA

A eleição de Lula é a prova de que não importam as dificuldades,
os sonhos se realizarão com a persistência.
Sandro Rafael Bandeira
Ponta Grossa – PR

Fiquei muito feliz com o resultado das eleições e acho que todos os brasileiros estão com um mesmo sentimento: esperança. O novo Lula que podemos ver é uma pessoa confiante, firme, responsável e extremamente preparado para ser o presidente da República. A diferença de votos entre os dois candidatos pode ser entendida como um grito de socorro das populações mais baixas, pedindo para fazer alguma coisa, pois algo precisa mudar. Existe muita coisa bagunçada que o novo candidato vai ter que arrumar. O importante é retomar o crescimento, abaixar o dólar, corrigir as injustiças sociais, investir em saúde, educação e segurança e reconhecer as conquistas de FHC, que foi um grande político nesses oito anos de governo. O que desejamos para Lula é uma boa sorte e muito trabalho.
Bruno Ladorucki Meier
Joinville – SC

Lula foi aclamado presidente pela grande maioria dos brasileiros.Recebeu honras de um verdadeiro e autêntico chefe de Estado.Tudo isto nos dá a esperança de que teremos pela frente um Brasil melhor, pactuado socialmente e com grandes possibilidades de desenvolvimento em todas as áreas.
Antonio Augusto João
São Paulo – SP

Parabenizo a revista ISTOÉ pela excelente matéria de capa “Como conviver com as diferenças” (ISTOÉ 1725), que enriquece a democracia, mostrando aos eleitores do Brasil a importância de se conviver com opiniões diferentes sem desavenças guiadas pelo bom senso. Diferente da revista Veja, da qual fui assinante durante dois anos, sendo que na semana de decisão no cenário político nacional mostrou parcialidade em sua matéria de capa na qual foi enfatizado o terrorismo do medo de uma eventual gestão petista. s Como um formador de opinião, no meu entender isso foi insulto à inteligência e à liberdade de opinião dos cidadãos brasileiros.
Alex Sandro Bittencourt Piva
Gravataí – RS

Primeiro, gostaria de parabenizar ISTOÉ por suas reportagens com o alto grau de imparcialidade, ao contrário de outras revistas como Veja e Época, que sempre pendem para um lado. Quando Regina Duarte disse que tinha medo do Lula, ela tentou passar para o povo brasileiro o pensamento das elites que querem continuar no poder para sempre, mas têm medo de que com a vitória de Lula seus privilégios acabem. Sua vitória representa a maior “revolução” já ocorrida no Brasil, pois desde 1500 nossos governantes sempre foram dessa elite. Porém Lula é nordestino e sabe na pele o que é ser pobre e desempregado.
Paulo Henrique R. do Nascimento
Teresina – PI

Acompanhando todo o noticiário sobre essa onda de medo que tentam semear no País: medo de alta da inflação, medo do Brasil se tornar uma Argentina, enfim, um medo generalizado, tenho notado que algo surpreendente tem acontecido com o povo brasileiro. Percebo uma mudança de mentalidade na qual o povo, com o passar dos anos, após várias decepções, tropeços e sonhos, acabou amadurecendo, a ponto de estar em condições de avaliar quais são as suas reais necessidades. O medo, com certeza, está sendo substituído por uma grande vontade de mudanças. Sem medo de ser feliz.
Roberto Machado Alves
Rio de Janeiro – RJ

Vice-presidente

A propósito da matéria “Mão na toalha” (ISTOÉ 1725), esclareço que é inverídico o comentário atribuído ao vice-presidente da República, Marco Maciel, durante reunião realizada no Palácio da Alvorada, no último dia 15. Assim, em respeito aos leitores e às pessoas referidas na matéria, solicito a devida retificação.
Roberto D. M. Parreira
Chefe de Gabinete da Vice-Presidência da República
Brasília – DF

Anorexia

Sou psicóloga e uma das coordenadoras do Grupo de Apoio e Tratamento dos Distúrbios Alimentares (Gatda). Gostaria de manifestar minha opinião sobre os sites que incentivam alguns distúrbios alimentares, como a anorexia e a bulimia. Infelizmente enquanto o numero de sites disponíveis relacionados ao tema aumenta de maneira assustadora, o mesmo não acontece com sites ou programas que deveriam combater esse tipo de informação enganosa através de informações reais sobre tais distúrbios. O nosso grupo realiza palestras gratuitas em escolas, e mesmo assim encontramos resistência por parte de alguns estabelecimentos de ensino, que consideram esse assunto pouco relevante. Acreditamos que só poderemos combater as informações falsas de tais sites através da informação e prevenção. Gostaria que se possível fosse divulgado o e-mail do nosso grupo (gatda@uol.com.br), no qual fornecemos informações sobre os distúrbios e os locais onde buscar tratamento
em todo o Brasil. “Praga virtual” (ISTOÉ 1725).
Valéria Lemos Palazzo
São Paulo – SP

Diplomacia

Brilhante a matéria “E se fosse o Bush?” (ISTOÉ 1725). Ela mostra claramente por que cada vez mais o sentimento antiamericano se mostra mais à flor da pele. A política internacional americana tem ficado cada vez pior. Ah, que saudade do democrata Bill Clinton!
Evandro Batista Prado
Campo Grande – MS

Niemeyer

Fiquei encantada com a belíssima entrevista publicada na revista com o arquiteto Oscar Niemeyer. É muito gratificante saber que neste sistema selvagem Oscar Niemeyer permanece com o coração puro e sensível. Parabéns a este grande homem e a toda a sua família.
“A vida é bela” (ISTOÉ 1724).
Ana Otacília Alves de Menezes
Aracaju – SE

Correção

O presidente do PT, José Dirceu, nasceu em Passa Quatro, Minas Gerais, e não em Santa Rita do Passa Quatro, que fica em São Paulo, como foi publicado na reportagem “O trator de Lula” (ISTOÉ 1726).