chamada-roteiros.jpg

Desde seu início, no ano de 2010, o Salão dos Artistas sem Galeria já apresentou ao público mais de 40 nomes de diferentes lugares do Brasil. A proposta, segundo o idealizador do projeto, o jornalista Celso Fioravante, sempre foi ?dar espaço aos criadores, não necessariamente em início de carreira, mas que enfrentam a dura concorrência do mercado de arte brasileiro?. Em sua quarta edição, o projeto ganha fôlego ao ocupar com seus dez artistas selecionados a Casa Xiclet, seu já tradicional local de acontecimento, e também uma das mais jovens e representativas galerias do País, a Zipper Galeria, localizada em São Paulo.

Atualmente, vários dos contemplados pelo salão em suas outras edições já se encontram estabelecidos no mercado de arte, integrando o elenco de renomadas galerias. Exemplos são Bartolomeo Gelpi e Rodrigo Sassi, o primeiro representado pela Central Galeria de Arte e Sassi representado pela Galeria Pilar, ambas de São Paulo.

Na edição de 2013, grande parte da seleção de artistas trabalha com a pintura, a monotipia e a xilogravura. A capixaba Michelle Sugui apresentará uma série de objetos escultóricos, e entre os artistas ? nove são brasileiros ? está a etíope residente no Rio de Janeiro Betelhem Makonnen, que trabalha formas abstratas em acrílica sobre tela. A obra ?Christopher e Marilyn? (foto), de Layla Motta, e ?Obrigado, Sr. Mondrian?, de AoLeo, são os únicos trabalhos em fotografia no salão.

Nomes mais estabelecidos, mas ainda sem representação, também estão entre os selecionados pelo salão. Esse é o caso da mineira Elizabeth Dorazio, que tem mais de dez anos de carreira e já participou de outras exposições. ?Dorazio mostra um trabalho consistente e de muita qualidade. Mas acontece que o mercado é feroz e privilegia artistas muito jovens e muitas vezes sem maturidade. Ao mesmo tempo vemos também jovens com potencial lutando pelo espaço cada vez mais competitivo e de qualidade duvidosa?, explica Fioravante. Numa estimativa, ele calculou que cerca de 30% dos participantes do salão costumam sair representados por uma galeria, e, se não, pelo menos com uma perspectiva melhor diante do mundo da arte.

Assine nossa newsletter:

Inscreva-se nas nossas newsletters e receba as principais notícias do dia em seu e-mail

Siga a IstoÉ no Google News e receba alertas sobre as principais notícias