AGE FOTOSTOCK/IMAGEPLUS

CAMINHO Guias templários orientam o percurso até Santiago de Compostela

Histórias de bruxos, cavaleiros templários e xamãs nunca estiveram tão em alta. É de olho neste mercado que as agências de viagem decidiram apostar no filão esotérico. No dia 3 de maio, os fãs das lendas do Santo Graal poderão começar a percorrer o Caminho de Santiago de Compostela com um guia espanhol descendente dos templários, em uma alusão às aventuras da ordem dos cavaleiros que protegeriam o cálice sagrado. O percurso de mais de 800 quilômetros, normalmente feito em 40 dias a pé, será de apenas 12 dias – um ônibus substituirá a caminhada em alguns trechos.

Os peregrinos ainda praticarão exercícios de autoconhecimento e bioenergética na montanha sagrada de Montserrat, no Mosteiro de San Juan de la Peña e na Igreja dos Templários em Eunate. A viagem, inspirada no livro O diário de um mago, de Paulo Coelho, é oferecida pela agência Raidho, especializada em turismo esotérico. “Nos últimos anos, a tendência de uma abordagem holística da vida tem levado as pessoas a optar por viagens que agregam o bem-estar à cultura, religião e filosofia. Esse é o nosso serviço”, afirma Lucila Nedelciu, diretora da agência, que inclui entre os guias sacerdotisas, escritores e professores de ioga.

A Grã-Bretanha é um dos destinos prediletos dos místicos. O roteiro Celtic Tour, elaborado pela Espaço Cultural Hera Mágica, previsto para setembro, inclui a visita a templos, monumentos, castelos e vilas da Inglaterra, Irlanda e Escócia relacionados à bruxaria e ao paganismo. Os turistas poderão conhecer os locais das lendas do rei Arthur, do mago Merlin, da bruxa Morgana e do Santo Graal. Estão previstos passeios à região de Cotswold, conhecida como Jardim da Grã-Bretanha, moradia das antigas feiticeiras celtas, à montanha sagrada Glastonbury Tor, chamada de Avalon, além de Stonehenge, templo sagrado dos druidas. “As pessoas estão cada vez mais ligadas à natureza e encontram nestes roteiros uma possibilidade de perceber a vida com um outro olhar”, acredita Patrícia Fox, coordenadora da Espaço Hera.

RAJESH KUMAR SINGH/AP/IMAGEPLUS

Assine nossa newsletter:

Inscreva-se nas nossas newsletters e receba as principais notícias do dia em seu e-mail

ÍNDIA Rituais de cura e oferenda no rio Ganges

Entre os roteiros mais diferentes – e interativos – destacam-se o México e a Índia. A agência Princess Travel oferece um roteiro de 15 dias à terra de Gandhi com rituais de cura e oferendas no sagrado rio Ganges, na cidade de Varanasi, onde os turistas fazem um passeio de barco a remo durante o nascer do sol. No México, o Centro Filosófico Delfos promove, em julho, uma viagem de duas semanas na qual os turistas recebem ensinamentos e executam práticas xamânicas. Elas visam ao autoconhecimento e à cura através dos cristais, fogo, água, metal e madeira. O ritual será executado em Teotihuacan, basílica de Guadalupe conhecida como a Metrópole dos Templos, famosa pelas pirâmides do sol e da lua. Com tantas opções, é só escolher que caminho sagrado tomar.


MONUMENTO Stonehenge, na Inglaterra: templo sagrado dos druidas


Siga a IstoÉ no Google News e receba alertas sobre as principais notícias