"O Brasil é um efervescente caldeirão miscigenado de paixões." A frase, usada pela direção da Selfridges – uma das maiores lojas de departamentos do mundo – para definir o País, ilustra bem a força da cultura brasileira no Exterior. A loja, uma espécie de Mappin sofisticado da Inglaterra, sediará durante todo o mês de maio uma das maiores exibições de moda brasileira da história. O evento acontecerá nas três filiais da capital inglesa, com destaque para a loja de Oxford Street, bem no coração de Londres. Sob o título Brasil 40º, ocupará quatro dos cinco andares do prédio com produtos à venda que vão desde cuícas e fantasias de Carnaval até o melhor das grifes brasileiras. O custo do investimento é sigiloso. Dados de uma assessoria de imprensa do cenário fashion nacional, entretanto, mostram que, durante os seis meses que estiveram garimpando no Brasil, os compradores da Selfridges gastaram nada menos que US$ 3,5 milhões.

O diretor de criação da empresa, Harvey Sutton, esteve no Brasil acompanhando a São Paulo Fashion Week e aposta no sucesso da temporada brasilis. “É uma cultura muito rica e respeitada. Aqui em Londres, estampas e produtos brasileiros estão cada vez mais na moda”, conta. O evento, conforme adiantou o coordenador-geral Eduardo Jordão, terá áreas dedicadas ao Carnaval, aos esportes, à moda e às comidas típicas do País. “Será uma espécie de feira de rua in door”, resume Jordão. No andar dedicado à moda nacional, haverá mais de 20 grifes, cada qual com pelo menos 200 peças à venda. Entre elas, estão o veterano Alexandre Herchcovitch, o queridinho do momento, Marxime Perelmuter e a criativa Sandra Foukelman. O destaque entre os estilistas nacionais, entretanto, será Reinaldo Lourenço, com direito a um corner exclusivo e permanente. “Foram ao todo 260 peças da coleção primavera-verão e mais algumas encomendas da coleção que acabo de desfilar”, conta o estilista.

Além das roupas, outros produtos com a cara do Brasil também estarão à venda. Não faltarão sandálias havaianas, pulseirinhas do Senhor do Bonfim ou instrumentos musicais, como o agogo e o berimbau. Mas nem só de vendas será feita a temporada. Muito do charme do Brasil 40º estará na curadoria da artista Bia Lessa, que preparou uma instalação com folhas de papel e santos que levitam, como na exposição Brasil 500 anos. As novelas, pérolas brasileiras exportadas para 128 países, também estão entre os homenageados. “Teremos grandes telões transmitindo trechos das principais novelas por toda a loja”, diz Harvey. Além da seleção das novelas, ele coordenou a instalação de uma réplica do Cristo Redentor com 13 metros de altura. A peça, em metal, tela e fibra de vidro, levará 15 dias para ser construída. “Mais do que um evento de moda e consumo, é um trabalho que ganha caráter de exposição de arte mesmo”, define a gerente de marketing Patsy Lima.

Entre as personalidades aguardadas para a inauguração do evento figuram Bebel Gilberto, Pelé, Fernando Meirelles e Rubinho Barrichello.

A presença do ministro da Cultura, Gilberto Gil, segundo os organizadores, é a única confirmada. E a Selfridges da Oxford Street fica aberta sete dias por semana.

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