Sono poderoso

Estudo recente da Universidade de Harvard (EUA) apontou que uma boa noite de sono pode melhorar a performance de alguma atividade motora aprendida no dia. Isso vale para quem tem aulas de esporte ou de um instrumento musical, por exemplo. Para chegar a essa conclusão, os especialistas avaliaram 62 pessoas, 12 horas após as primeiras lições de piano. O grupo treinado à noite (e que dormiu em seguida) se apresentou melhor do que a turma que começou o curso pela manhã.

Visão mais barata

Uma nova técnica pode baratear o tratamento de um problema de visão frequente em pessoas com mais de 70 anos, a degeneração macular relacionada à idade. A terapia adotada normalmente requer remédio que custa US$ 1,3 mil a ampola, sem falar do preço do laser. A novidade foi desenvolvida pela Universidade Federal de São Paulo e batizada de fototrombose mediada pela indocianina verde. O custo do método, que também envolve a aplicação do laser, gira em torno de R$ 1,9 mil. Espera-se que em breve o procedimento esteja disponível no SUS.

 

Atenção ao estilo de vida

Pesquisadoras da Universidade de São Paulo alertam que os médicos não repassam aos pacientes duas importantes recomendações contra a diabete: alimentação adequada e exercícios. Segundo o trabalho, 70% das orientações médicas se referiam a remédios. Só 27% dos doentes foram aconselhados a mudar a dieta. A atividade física não foi citada pelos profissionais de saúde.

Frutas

Queria ser orientado sobre a alimentação baseada em frutas. Christopher Netto, por e-mail
 

As frutas são fonte de vitaminas, fibras e açúcar. A recomendação é ingerir quatro tipos diferentes ao dia. No entanto, o consumo exclusivo de frutas pode prejudicar a manutenção e construção muscular, já que não oferece proteínas, indispensáveis nesse processo. Muitas pessoas, na tentativa de reduzir o peso, adotam dietas radicais, consumindo apenas um tipo de fruta. Isso não é recomendado, uma vez que o organismo necessita de todos os nutrientes em quantidades equilibradas.
Flávia Abdallah, nutricionista da BioRitmo Academia, em São Paulo

Verruga

Tenho uma verruga no ânus, e nunca fiz sexo anal. O que pode ser e qual o tratamento?
V. B., por e-mail

Qualquer verruga ou caroço no ânus pode ter várias origens. Geralmente, são múltiplas, têm crescimento rápido, e sugerem causa viral. É o denominado condiloma acuminado, popularmente conhecido como “crista de galo”, doença de fácil contágio. Existem controvérsias sobre as vias de contágio, admitindo-se como a principal a transmissão sexual, sem que necessariamente haja a penetração anal ou vaginal. Dependendo da extensão, o tratamento será clínico ou cirúrgico. Cabe ressaltar que é o médico que dará o diagnóstico e o respectivo tratamento, tornando-se necessário também o exame do parceiro ou parceira.
José Vinicius Cruz, chefe do Serviço de coloproctologia da Santa Casa de Porto Alegre (RS)