O estudante André Luís da Silva, 19 anos, fez o layout da página do portal que mostra tudo sobre vídeos. Renata Puhy, 17, escreveu sobre música. Thais Lacerda, 16, integrou a equipe que fez o mapa do site. Lesly Karen, 18, ficou no grupo que escreveu a história… e foi assim que os 120 jovens e adolescentes de 14 a 24 anos que participam do projeto Garagem Digital, da Fundação Abrinq, criaram e lançaram no começo deste mês o portal eletrônico www.meninosdomorumbi.org.br. Esses jovens, na maioria moradores de bairros da periferia de São Paulo, até pouco tempo mal sabiam manusear o mouse do computador. Agora, comemoram. Navegam na internet, recebem e enviam e-mails, criam páginas pessoais e sabem aplicar vários softwares.

O projeto, no entanto, não se limitou a iniciar os meninos às novidades tecnológicas. Os participantes aprenderam também a lidar com situações de conflito, treinaram para trabalhar em grupos e foram estimulados a realizar projetos pessoais. “No começo a gente discutia muito. Com o tempo, passamos a ouvir as opiniões de cada um”, conta André Luís.
O coordenador-geral do programa, João Ribeiro, ressalta que o alvo desse trabalho vai mesmo além do conhecimento de softwares e da criação de um portal. “É um projeto de educação para o trabalho e para a vida”, acredita. Essa é a primeira turma, e pela empolgação do grupo o objetivo foi atingido. A estudante Thaís diz que é a sua primeira experiência com o mundo virtual. “Esse contato me abriu horizontes, elevou minha auto-estima. Descobri um mundo novo”, conta emocionada.

Criado há dez meses pela Fundação Abrinq, em parceria com a Hewlett Packard Brasil, com o projeto Aprendiz e com a ONG Meninos do Morumbi, o Garagem Digital quer diminuir as desigualdades no domínio da tecnologia. “Estamos promovendo a inclusão social e digital desses jovens”, aposta Alexandre Bergamo, gerente de consultoria da HP. Recentemente a empresa, que investiu US$ 250 mil no projeto, ganhou o 2002 Corporate Conscience Award, na categoria Parcerias Inovadoras, por sua participação no Garagem Digital. O prêmio é concedido anualmente pela Social Accountatility International às empresas que investem em iniciativas de responsabilidade social. “Queremos agora expandir o projeto para outras regiões do País”, diz Bergamo.