Turismo
Gente fina

BOE-01-IE-2249.jpg

De passagem pelo Rio de Janeiro na quinta-feira 13, o vice-prefeito de Cannes, David Lisnard, fez uma revelação surpreendente. De cada 18 empreendimentos de luxo que vêm sendo construídos nos bairros Californie, Super Cannes e Antibes, todos com belíssima vista do mar e preço não inferior a um milhão de euros, pelo menos um é comprado por brasileiro. A maioria dos pagamentos é em cash.

Royalties

Nada de fuga

Na Presidência até a volta de Dilma Rousseff, José Sarney negou ter saído do Congresso para não presidir a sessão que deliberou, na terça-feira 11, a votação do veto de Dilma na Lei 12.734/2012, que estende o rateio dos royalties sobre os contratos em vigor. Em audiências no Planalto, Sarney falou a colegas senadores sobre o improvável: que Estados e municípios cheguem a um denominador comum sobre a partilha.

STF
Ao mestre

O mandado de segurança que o governo do Rio de Janeiro levará ao STF para manter a Lei dos Royalties intacta pode cair nas mãos de Joaquim Barbosa. É que, com o recesso do Judiciário na quinta-feira 20, o presidente do Supremo decidirá em regime de plantão todos os pedidos de liminares encaminhados à corte.

Governo
CEP…

Com Sarney interino na Presidência da República até sábado 15, o Brasil voltou a ter uma primeira-dama (Marly Sarney), um ano e 11 meses depois de Dilma Rousseff tomar posse no Planalto. A relevância disso para o País nem um historiador talvez explique, mas no Maranhão todo carteiro conhece Marly Sarney: ela é nome de hospital/maternidade, rua, avenida e bairro.

Mensalão
Outro tema

BOE-02-IE-2249.jpg

Envolvido no depoimento de Marcos Valério ao Ministério Público Federal de que teria participado das negociações e do pagamento de R$ 7 milhões ao PT quando presidia a Portugal Telecom, Miguel Horta e Costa não quer polemizar com o operador do mensalão. Diz ter dado todas as explicações à Justiça brasileira num depoimento em Lisboa, em 2009. No “outono da vida”, Horta prefere hoje falar sobre o Ano de Portugal no Brasil, do qual é comissário-geral, que termina em junho de 2013.

Política
É pau, é pedra, é o fim do caminho…

Se o governador de Pernambuco, Eduardo Campos, tirar o PSB da base aliada do governo federal, um efeito imediato será o desemprego em família. Dois de seus tios – Luis Cláudio e Maurício – ocupam cargos comissionados na Hemobras, a ineficiente estatal do Ministério da Saúde, cuja fábrica em Goiana, Zona da Mata, está há anos em construção.

Tevê por assinatura
Entre eles

BOE-03-IE-2249.jpg

O produtor Luiz Carlos Barreto negociou com Anibal Massaini 4% de suas ações no Canal Brasil. Com isso, o cineasta hoje detém 16% do capital da emissora, que viu saltar para 12 milhões a sua base de assinantes este ano, depois que começou a integrar a versão básica dos pacotes das operadoras de televisão por assinatura.

Estrangeiros
Bom partido

BOE-06-IE-2249.jpg

Neste ano, o Conselho Nacional de Imigração concedeu 318 autorizações para estrangeiros residirem aqui, provada a união estável com brasileiro. Os franceses aparecem em primeiro lugar no rol de solicitantes (62), seguidos de italianos (37) e portugueses (32). A maioria optou por morar em São Paulo. O órgão é vinculado ao Ministério do Trabalho.

Divisas
Acordo difícil

BOE-05-IE-2249.jpg

Como Bahia, Goiás, Piauí e Tocantins não chegaram até agora a um acordo, o ministro Luiz Fux adiará para 2013 o julgamento da ação cível ordinária em relação ao litígio que envolve os limites geográficos dos quatro Estados. A disputa se arrasta desde a década de 90 e em muitas áreas existem documentos sobrepostos, o que significa que uma mesma divisa está em nome de diferentes unidades da federação. Milhares de hectares estão em jogo nessa disputa que, infelizmente, já envolveu até casos de morte.

Seguro
Reajuste zero?

O Conselho Nacional de Seguro e Previdência definirá na quarta-feira 19 os valores do seguro obrigatório para veículos automotores. Uma das propostas é manter os preços vigentes. O argumento é a queda do número de ações questionando indenizações por morte e invalidez.

Indústria
Contra o calor

Com o El Niño a caminho e a previsão de que 2013 poderá ser o ano mais quente da história, a indústria de bebidas se move para lucrar com a sede do brasileiro. A Bioleve entrará em novo segmento, o de água de coco no varejo. A empresa é a quarta colocada no ranking nacional de envasado de água mineral.

Medicina
Não pode

Uma resolução do Conselho Federal de Medicina a ser publicada nos próximos dias proibirá os médicos de passarem informações sobre o estado clínico de pacientes às operadoras de planos de saúde. Junto com a norma virá o alerta de que cabe ao profissional preservar o sigilo do cliente. Repassar dados e laudos de exame, portanto, é falta de ética. Se as seguradoras quiserem aprovar ou glosar o pagamento de prêmios de apólices de seguro terão que recorrer a outras fontes.

Família
Sem INSS

Está de volta ao Brasil o filho de Salvatore Cacciola. Fabrício vive em Juiz de Fora e fala pouco sobre o pai. Talvez, ainda aborrecido por ter voltado de Roma de mãos abanando, após anos na Itália trabalhando num hotel, que lá se diz é do ex-banqueiro.

Negócios
O marqueteiro

Pesquisa da Câmara Americana de Comércio, seção São Paulo, acaba de apontar que o perfil tradicional do profissional de marketing requer novas habilidades. O marqueteiro desejado pelas multinacionais e grandes corporações nacionais tem de ter criatividade na gestão de marcas, produtos e habilidade para integração entre canais online e offline, segundo 56% dos entrevistados.

Cultura
Cartaz de Selton

BOE-04-IE-2249.jpg

O “Variety”, bíblia do show biz americano, tem veiculado anúncios de página inteira de “O Palhaço”, segundo longa-metragem dirigido por Selton Mello. No alto da publicidade a publicação destaca: “For Your Consideration”. Isso significa um baita pedido aos acadêmicos para que levem em consideração o filme como candidato sério ao Oscar deste ano, de “Melhor filme estrangeiro”. 

Fotos: Fellipe Sampaio/SCO/STF