A pequena cidade americana de Saucier – cenário de Matadores de velhinha (The ladykillers, Estados Unidos, 2004), em cartaz nacional na sexta-feira 25 – não costuma dar trabalho à polícia. Uma das provas é que, ao entrar na delegacia local para registrar uma reclamação, a viúva idosa Marva Munson (Irma P. Hall) flagra o delegado e seu auxiliar aos roncos. É ainda sonolentos que eles escutam desinteressados a indignação da bem-humorada senhora a respeito da barulhenta música “hippity hop” que um vizinho toca sem parar no seu gigantesco aparelho de som portátil. Mastigando um sotaque típico e talhada no melhor feitio daquelas matronas negras do sul dos Estados Unidos, Irma rouba a cena desta nova comédia dos irmãos Ethan e Joel Coen, o que torna totalmente justo o reconhecimento do júri do Festival Internacional do Filme de Cannes, de onde saiu com o prêmio de melhor atriz. Mesmo levando em conta que o protagonista é Tom Hanks em grande momento artístico.

De cavanhaque, terno bege e uma prótese dentária que lhe confere uma dicção sibilina, Hanks encarna o professor G.H. Dorr. Afetado, ele nunca esquece de acrescentar o título de PhD ao final do nome. Se diz graduado em latim e grego
pela Sorbonne e, como jeito de ludibriar os incautos, adora citar poemas de Edgar Allan Poe no meio da fala floreada. Agora, uma de suas vítimas é a ingênua Marva, que só tem como companhia o gato Picles e o retrato do falecido marido num casarão às margens do Mississippi. Nos fundos do seu quintal se acha atracado
o navio-cassino Queen Bandit, cujo cofre está ilegalmente escondido no subsolo
da propriedade de Marva. Achando-se esperto, Dorr faz de tudo para alugar um
quarto na casa dela com a intenção de facilitar sua ação de larápio.

Assaltos mirabolantes, em geral, resultam em bons enredos. Mas os Coen se mostram menos atraídos pelo suspense que pelas possibilidades cômicas
das trapalhadas de Dorr e seu bando. Embora sejam personagens planos, os assaltantes rendem boas risadas, especialmente o mano Gawain MacSam
(Marlon Wayans), que parece saído dos filmes de Spike Lee. Nada que se com-
pare, contudo, às intervenções de Marva. Nesta refilmagem de um clássico da comédia negra britânica estrelada por Alec Guinness e Peter Sellers, os Irmãos Coen – que pela primeira vez assinam juntos a direção – trocaram a Londres dos anos 1950 por uma cidadezinha americana. Apesar de não se colocar à altura do original, Matadores de velhinha se encaixa na linha de comédia dos Irmãos Coen, ou seja, tem sagacidade, inteligência e bons achados.