STF
É ele

BOE-01-IE.jpg

No próximo dia 22, o ministro do Supremo, Joaquim Barbosa, assumirá a presidência do STF. Ele será o primeiro negro na história a assumir o mais alto cargo da corte. De cara, Barbosa irá quebrar a tradição do Tribunal na hora das próprias boas-vindas. Tradicionalmente, o discurso da cerimônia é feito pelo decano da casa, no caso o ministro Celso de Mello. No entanto, Joaquim Barbosa escolheu o ministro Luiz Fux para fazer as saudações. Cariocas, Fux e Barbosa cresceram em intimidade no julgamento do mensalão. O primeiro concorda em quase 100% com as decisões do segundo, relator do caso.

Medicina
Ganhou reforço

Está na 20ª Vara Federal de Brasília uma Ação Civil Pública na qual o Ministério Público Federal pede que a taxa de reajuste das mensalidades dos planos de saúde seja vinculada à proporcional qualidade de serviços e aumento no pagamento de honorários médicos. Alega que “assim se evitará o conflito social entre a classe e as operadoras”. No mês passado, o Conselho Federal de Medicina virou coautor do processo, afinadíssimo com a tese.

STJ
Renovação de togas

Até 2014 o STJ renovará 1/3 de sua composição. Os novos ministros entrarão no lugar de Cesar Asfor Rocha (aposentou-se em setembro), Teori Zavascki (vai para o STF) e Massami Ueda. Advogados e desembargadores, a quem cabem as vagas, já correm atrás de apoio político para integrar o tribunal.

Livro
Cultura pirata

Ao fechar contrato este mês para a edição na Coreia do Sul do livro “Formação Econômica do Brasil”, de Celso Furtado, a viúva do autor levou um susto. Uma editora de Seul publicava a obra naquele país sem autorização, desde os anos 80. O clássico do economista brasileiro escrito em 1958, oficialmente, agora estará traduzido para 14 idiomas.

Ciências
Falta progredir

BOE-02-IE.jpg

O engenheiro agrônomo Luiz Antônio Barreto de Castro vai presidir a Sociedade Brasileira de Biotecnologia. Terá grande desafio ao longo do mandato. Em que pese o aumento da participação nacional na produção científica mundial, em 2011 nenhuma molécula originária de nosso país foi registrada na Food and Drug Administration, a maior autoridade sanitária dos EUA.

Governo
No conforto da “viúva”

A Secretaria de Patrimônio da União revelou em sua página na internet quem mora nos 450 apartamentos do governo no Plano Piloto e em cidades satélites de Brasília. A lista surpreende. Em algumas unidades moram os mesmos servidores, desde os anos 70. Além disso, só o topo da administração federal tem direito ao teto, mas há assessores na mordomia. O aluguel cobrado é um milésimo (0,001) do valor do imóvel.

Agricultura
No clima da festa

BOE-03-IE.jpg

Uma missão técnica do Ministério da Agricultura viaja para Moscou na quarta-feira 21, para tentar dissuadir os russos, que cada vez importam menos carne do Brasil. O país foi por anos o maior cliente mundial de nosso produto. A ideia é aproveitar o momento da primeira visita de Dilma Rousseff a Vladimir Putin, marcada para 13 e 14 de dezembro. Como a presidenta aniversaria no dia da chegada… tudo pode ser conquistado.

F1
Frente a frente

BOE-06-IE.jpg

Gilberto Kassab quer levar Fernando Haddad ao GP Brasil de F-1, no domingo 25. Se for, o prefeito eleito terá a chance de iniciar conversa para renovar o acordo que faz de São Paulo sede da corrida. O atual vence em 2014. Bernie Ecclestone, chefão da Formula One Management, associação que cuida do evento, quer a reforma total de Interlagos. Em tempo: a bandeira da vitória no circuito paulista não será dada por nenhuma celebridade.

Saúde
Sangue bom

BOE-05-IE.jpg

A Associação Brasileira de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular credenciará hemocentros no País, nos padrões da Associação dos Bancos de Sangue dos EUA (AABB). A ação visa à melhoraria de todos os aspectos da hemoterapia. A instituição representada pelo carioca Eduardo Leite Nunes avalizou só quatro serviços de transfusão e bancos de sangue nacionais até hoje.

Direitos Humanos
Ela por ele

Com o ministro Gilson Dipp ainda em estado grave na UTI do Hospital Albert Einstein, em São Paulo, a advogada Rosa Cardoso assumiu a coordenação dos trabalhos da Comissão Nacional da Verdade. A substituição se deu informalmente, por razões humanitárias.

Psicologia
Na luta

O Conselho Federal de Psicologia busca profissionais da área que participaram de “alguma forma da Ditadura Militar”. Os relatos de experiências pessoais como sobrevivente, parente ou de ter atendido às vítimas do regime devem ser remetidos à Comissão de Direitos Humanos dos conselhos estaduais. Após compilados, o material irá para a Comissão Nacional da Verdade, com outra cópia subsidiando uma publicação especial do CFP, a ser lançada em março de 2013.

Mercado aberto
Nem um pio

Indagada sobre o que fará diante da condenação a 16 anos e oito meses de prisão da ex-presidente e acionista maior do Banco Rural, Kátia Rabello, a diretoria da Comissão de Valores Mobiliários economizou palavras na terça-feira 13: “Considerando os limites do mandato legal da CVM, nada temos a comentar sobre esse caso concreto”. Baixa o pano.

Meio Ambiente
Legal

A Bahia será o sexto Estado a ter uma “Lista de Espécies Ameaçadas”. O trabalho coordenado pela Universidade Estadual de Santa Cruz, em Ilhéus, estará pronto em dezembro. Entre os dados aparecem a existência de 750 espécies de aves.

Aviação
Excesso perigoso

Uma portaria de 2000, do antigo DAC, será modificada pela Anac. Caberá às empresas aéreas fixar o limite da bagagem que o passageiro pode levar para os aviões, em voos nacionais. Hoje o máximo é 5 quilos e dimensão de até 1m15cm. O Comitê Nacional de Prevenção de Acidentes Aeronáuticos é contra afrouxar a norma, por temer que o aumento poderá provocará acidentes durante os voos.

Literatura
Senhor ou senhora?

BOE-04-IE.jpg

Presidente da ABL, Ana Maria Machado cumpre agenda internacional. Em Portugal será empossada na Academia de Ciências de Lisboa, de onde segue para o México, para receber o Prêmio Ibero-Americano de Literatura Infantil. Com isso, ela não estará em São Paulo, no dia 27, na entrega do Prêmio Jabuti. Na ocasião, se saberá quem é o misterioso Jurado C – que causou polêmica ao dar nota zero e desclassificar o romance “Infâmia”, de Ana Maria, que previamente obtivera três notas 10 e duas 9,5 dos outros jurados e deveria ser o vencedor do Jabuti.