Divulgação

Beleza pura: a estudante de direito Natália Nara venceu o concurso
Iracema – a Musa do Ceará e posou para a construção da estátua

A virgem dos lábios de mel banha-se para sempre na lagoa de Messejana, em Fortaleza. No romance de José de Alencar, foi lá onde Iracema, a jovem índia com os cabelos mais negros que a asa da graúna, permaneceu à espera de Martim, o guerreiro branco que a “desposou”, a engravidou do filho Moacir e partiu. Fora das páginas dos livros, Messejana é um distrito da capital cearense, a 15 quilômetros da costa, que acaba de virar destino turístico. Os atrativos são uma estátua de Iracema com 12 metros de altura e um calçadão com dez painéis nos quais é contada a lenda da virgem. Desenvolvido pela Imagic! – empresa especializada na construção de equipamentos para empreendimentos temáticos e parceira da Jack Rouse americana (criadora de algumas das atrações do Universal Studios, na Disney) –, o Parque Cultural Iracema pretende ser o primeiro passo do Projeto Símbolos do Brasil. “Queremos criar parques culturais em todos os Estados, sempre inspirados em um personagem regional. O próximo talvez seja o da Iara, no Amazonas”, sugere o arquiteto carioca e presidente da empresa, Leonardo Fontenele. Diretor na América Latina da Associação Mundial de Entretenimento Temático, Fontenele lembra, no entanto, que os personagens deverão ser escolhidos pela população local.

Para envolver os moradores da cidade no projeto, a Imagic! lançou, em parceria
com a TV Diário, de Fortaleza, o concurso Iracema – a Musa do Ceará. Quem
levasse o título teria seu rosto reproduzido na estátua da heroína. Durante cinco semanas, o auditório do programa Sábado alegre, transmitido pela TV Diário, aplaudiu algumas das 2.760 garotas inscritas. A vencedora, a estudante de direito Natália Nara Ramos, 21 anos, se surpreendeu com o resultado. “Ouvi dizer que teria um prêmio em dinheiro e, como eu já desfilava, resolvi participar. Não tinha idéia da imensidão do projeto e agora vejo que um cheque não seria nada perto de tudo o que aconteceu comigo”, conta ela, que hoje apresenta dois programas na TV União, uma espécie de MTV local. A bela Natália cativou o júri com sua graciosidade e contou com um trunfo: seus cabelos escuros e a franja que usa desde pequena evocam a estética indígena.

Para a realização do molde de seu rosto, esculpido em tamanho real pelo artista plástico cearense Alexandre Rodrigues, a modelo teve de passar 12 horas em estúdio. “Ainda bem que me deram comida, sorvete e tudo o que eu tinha direito. Ficou perfeita. Tem até uma covinha igual à minha no queixo”, conta Natália, que
leu o clássico de José de Alencar aos 17 anos. Com 12 metros de altura e 16 toneladas, a réplica de Iracema pode durar até 100 anos. Quem passa pela região nem se lembra que a mesma lagoa, pouco antes, mais parecia um esgoto a céu aberto. Para o futuro, estão programadas oficinas de artesanato e cursos de capacitação de guias de turismo, além da construção de lojas e restaurantes ao longo dos dois quilômetros de calçadão que compõem o Parque. Até a entrada da cidade, pela BR 116, será desviada para passar em frente ao empreendimento. Só falta o guerreiro branco ir visitá-lo.

Assine nossa newsletter:

Inscreva-se nas nossas newsletters e receba as principais notícias do dia em seu e-mail

Siga a IstoÉ no Google News e receba alertas sobre as principais notícias