A estilista Karlla Girotto representou o Brasil com o folclore do bumba-meu-boi

Vinte e cinco anos atrás, a Absolut Vodka debutava no mundo do design. A estréia foi despretensiosa e aconteceu no centésimo aniversário da marca, em 1979, quando seus proprietários decidiram fazer uma nova embalagem para o produto. A garrafa escolhida para “vestir” a bebida sueca teve como inspiração um antigo frasco de remédios encontrado por um publicitário em um antiquário de Estocolmo. O modelo caiu tão bem para a vodca que permanece até hoje. É verdade que de tempos em tempos profissionais do mundo das artes dão uma “forcinha” para que a Absolut Vodka não “se canse” do seu visual. Sem alterar nada na embalagem, especialistas desenvolvem trabalhos inspirados nos traços da garrafa. Nomes renomados como o artista plástico Romero Britto, o designer John Hutton, o fotógrafo Helmut Newton e o estilista John Galliano já registraram suas marcas junto à Absolut. Agora é a vez de novos talentos.

Dez estilistas da mais recente safra do mundo da
moda foram escolhidos pela estatal sueca, a Absolut,
para criar modelos a partir da palavra country (país) inscrita nas garrafas do produto. Cada um desses jovens de diferentes nacionalidades – Polônia, Argentina, Suécia, Alemanha, Espanha, França, Grécia, Turquia, Rússia e Brasil – teve a missão de unir em camisetas os seus conceitos e o da vodca, e ainda retratar algum tipo de tradição ou folclore de seus países de origem. O Brasil será interpretado pela estilista paulista Karlla Girotto, que resgatou em sua criação a brasileiríssima celebração do bumba-meu-boi. “Quis fugir dos clichês carnaval, samba e futebol. Poucas pessoas do Exterior conhecem esta mitologia da Amazônia. Além disso, o boi tem uma simbologia forte em outras culturas latinas, como a espanhola, por exemplo”, explica Karlla.

Para eles: os concorrentes russos tiveram seu espaço. A estilista Ira Zima se inspirou na caça, momento em que a vodca é muito consumida

É nos bordados coloridos da camiseta de Karlla que o bumba-meu-boi está representado. Já a referência à Absolut Vodka está nas garrafinhas penduradas na gola da camiseta e nos fios de papel metálico que sugerem uma garrafa sendo “bebida” pela modelo. Todas as criações, batizadas de Absolut Label, serão dadas de presente a clientes especiais da vodca e incrementarão o acervo da marca, que já conta com peças assinadas por Tom Ford, Stella McCartney, entre outros. Mas festas privês para a apresentação da coleção também foram providenciadas pela marca em parceria com os novos nomes da moda. O clima da confraternização é bem intimista, com apenas 80 convidados por país. Por aqui, a “baladinha” acontecerá na casa de Karlla Girotto, no bairro do Sumaré, em São Paulo, com um desfile-performance que mostrará as criações dos dez países envolvidos no Absolut Label, no próximo dia 11.