Edição nº2488 18.08 Ver edições anteriores

PT x PMDB

Tem cheiro de encrenca na Esplanada dos Ministérios rondando a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab)

Governo
PT x PMDB

Chamada.jpg

Tem cheiro de encrenca na Esplanada dos Ministérios rondando a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Petistas ligados ao governador da Bahia, Jaques Wagner, querem colocar Rose Vianna Pondé na estratégica diretoria de Abastecimento da estatal. Hoje, o xerife da área é Marcelo de Araújo Melo, unha e carne com o vice-presidente da República, Michel Temer (foto). Mais fogo amigo, impossível.

Justiça
Sem exceção

A 3ª Câmara Civil do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro julgará, nos próximos dias, um caso parecido com a luta de Davi contra Golias. Um padeiro cobra do governo fluminense indenização por ter a casa invadida pela polícia, na ocupação do Complexo do Alemão, em 2010. Expulso do imóvel, ao reavê-lo meses depois, achou tudo destruído. O Estado alega que agiu no cumprimento do dever e ganhou na primeira instância. Mas não é por aí. O direito de propriedade tem que ser respeitado, inclusive por PMs.

STJ
Plantão médico

Agravou bastante o estado de saúde do ministro do Superior Tribunal de Justiça, Gilson Dipp, internado no Hospital Albert Einstein desde a semana passada, para tratamento de uma pneumonia dupla. Na unidade paulista ele sofreu uma cirurgia de emergência. Sua volta ao trabalho é incerta.

STF
Papo de bacharéis

Entre os advogados dos réus do mensalão ouve-se muito o nome de Luiz Fux. Atribui-se a ele a frase: “Vou matar o mensalão no peito”, pronunciada antes de ocupar uma cadeira no STF. Muitos têm se surpreendido com seu comportamento diante de seus votos.

TSE
Insegurança nas urnas

BOE-02-IE-22391.jpg

Na história da Justiça eleitoral brasileira não se recorda algo assim. Seis mil processos de registro de candidatos estão pendentes de julgamento no TSE. A ministra Cármen Lúcia, presidente da corte, não convocou nenhuma sessão extraordinária, desde que assumiu o tribunal, em abril. Com isso, o eleitor corre o risco de jogar o voto fora neste domingo 7, ao escolher um político que pode ser cassado, quando o tribunal colocar em dia a pauta de julgamentos.

Brasil
Visão própria

A Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República ampliará seu raio de ação. Vai montar uma unidade especializada em assuntos relativos à imigração e outra dedicada ao tema refugiados. Com informações consolidadas das duas áreas, o passo seguinte será o estabelecimento de uma política nacional sobre imigrantes e refugiados.

Qualidade
Até que enfim!

BOE-05-IE.jpg

Liquidificadores, secadores de cabelo e aspiradores de pó terão classificação obrigatória do Inmetro quanto à emissão de ruídos. Com isso, na hora da compra, basta optar pelos modelos mais silenciosos, numa faixa de ‘A’ a ‘E’, a partir do menor para o maior ruído. O selo será obrigatório para a indústria, a partir de 20 de agosto de 2013, no âmbito do Programa Nacional de Educação e Controle da Poluição Sonora do Ibama.

Clima
Antes do dilúvio

BOE-06-IE.jpg

Parte da população de capitais das regiões Sul e Sudeste passará por treinamento entre 19 e 30 de novembro para saber lidar com fortes chuvas, A iniciativa do Ministério da Integração Nacional, comandado por Fernando Bezerra, envolverá órgãos de defesa civil estaduais e municipais, a quem cabe emitir alertas e levar as pessoas a abrigos. No primeiro semestre, os simulados foram feitos no Nordeste.

Mensalão
Balanço social

BOE-07-IE.jpg

Em meio à ebulição política por conta das eleições municipais, Ricardo Guedes, do Instituto Sensus, nota “um início de cansaço com o PT no Brasil”. Ele atribui o fato à quantidade de programas sociais e ao emperramento das burocracias. “Há muito conceito de direito, sem a contrapartida do dever. Nos EUA, por exemplo, quando os programas sociais excedem a lucratividade social vêm os republicanos, e quando a lucratividade impede os programas sociais vêm os democratas. Esta rotatividade irá também acontecer aqui”, conclui.

Aviação civil
Alta aprovação

Os testes de proficiência em inglês aplicados a partir de agora pela Anac nos comandantes de voo serão realizados por um piloto da agência e um linguista. Outra novidade em relação ao exame é que o resultado sairá em até duas semanas, contra os atuais 30 dias, em média. De 2007 até agora, nos 9.320 testes de proficiência feitos, 75% dos concorrentes foram aprovados.

Agricultura
Feira livre

O Ministério da Agricultura está outra vez sob pressão de países vizinhos. São muitas as reclamações na demora na emissão da análise de risco, necessária à entrada de produtos in natura no Brasil. O Equador, o Peru e a Argentina juram ter preços melhores do que se veem hoje no mercado brasileiro.

Educação
Pobres brasileirinhos

Única escola na Alemanha que alfabetiza alunos em português, a Neues Tor (Porta Nova) tem dificuldade em cumprir a sua missão. As prateleiras destinadas aos autores nacionais estão vazias, já que o Ministério da Cultura não enviou os livros que prometeu há dois anos. Em contrapartida, as estantes com obras literárias portuguesa e africana encontram-se repletas.

Política
Outro lado

Com lupa acompanhando o vaivém dos eleitores, o presidente do Instituto Vox Populi, Marcos Coimbra, acredita que o PT não foi o único prejudicado na junção do julgamento do mensalão com as eleições municipais. “Nota-se um descrédito da população com a política e os partidos de uma maneira geral.” O eleitor sente cheiro de enxofre no sistema, em outras palavras.

Finanças
Tempo de mudanças

O Banco Central deu um reforço em sua área de fiscalização no Rio de Janeiro. A chegada de sangue novo no setor vem após as quebras dos Bancos Morada, Cruzeiro do Sul e Prosper – todos em sequência de meses, tendo em comum suspeitas de fraudes na contabilidade de créditos.

Teatro
Duplo papel

BOE-08-IE.jpg

Em março, estreia uma continuação de um grande sucesso teatral carioca. Com versão brasileira de Flávio Marinho, “Aluga-se umA NamoradA” começará sua saga de sucesso, estrelada por Eri Johnson. Se, na peça anterior (“Aluga-se um Namorado”), o ator matou o público de rir durante 12 anos como um gay que se faz passar por judeu, na atual, ele promete arrebentar fingindo ser a namorada do cunhado.  

Fotos: Adriano Machado / AG. ISTOÉ; Carlos Humberto; Ruy Baron/Folhapress; ROBERTO CASTRO


Mais posts

Ver mais

Copyright © 2017 - Editora Três
Todos os direitos reservados.

Nota de esclarecimento A Três Comércio de Publicações Ltda. (EDITORA TRÊS) vem informar aos seus consumidores que não realiza cobranças por telefone e que também não oferece cancelamento do contrato de assinatura de revistas mediante o pagamento de qualquer valor. Tampouco autoriza terceiros a fazê-lo. A Editora Três é vítima e não se responsabiliza por tais mensagens e cobranças, informando aos seus clientes que todas as medidas cabíveis foram tomadas, inclusive criminais, para apuração das responsabilidades.