Santo balé

Divulgação

Está com dor nas costas? Corra para uma aula de balé. De acordo com uma pesquisa feita no Instituto Karolinska, na Suécia, a dança é um santo remédio contra o problema. Isso porque ela melhora muito a flexibilidade e ajuda a “destravar” os músculos, diminuindo o risco de contraturas que gerem dor.

Mais um contra rugas

Dárcio de Jesus

A empresa Anna Pegova acaba de lançar o Sérum Double Action Anti-âge. A marca anuncia que o produto, usado duas vezes por dia, diminui significativamente as linhas em torno dos olhos, dá maior firmeza e regenera a pele. As ações seriam resultado da combinação da substância DMAE com proteínas. A associação inibiria a contração muscular, agindo de forma semelhante ao famoso botox.

Enxaqueca perigosa

Divulgação

Mulheres que sofrem de enxaqueca com aura – durante as crises de dor, elas vêem os objetos cercados por uma luz difusa – têm maior risco de serem vítimas de um acidente vascular cerebral. A conclusão é de uma pesquisa feita pela Universidade de Harvard (EUA). As causas ainda não estão claras, mas os médicos recomendam melhor acompanhamento neurológico dessas mulheres.

Treinar no frio sem estar agasalhado é prejudicial à saúde, pois o corpo pode apresentar sintomas de hipotermia (baixa exagerada da temperatura corporal). Os sintomas são arrepios, pulsação baixa e uma diminuição no estado de alerta. Em casos mais severos, os músculos ficam rígidos e pode-se perder a consciência. Em caso de crise, procure um lugar quente, envolva-se em cobertores e beba líquidos mornos. .

De olho na legislação

Está no ar o site www.e-legis.bvs.br, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Nele, estão disponíveis todas as legislações em vigilância sanitária, como as normas que regulamentam o comércio de alimentos e cosméticos, por exemplo. A consulta pode ser feita por palavra-chave ou buscando uma lei, decreto ou portaria específica.

Desodorante

Os desodorantes antitranspirantes podem causar câncer de mama?
Eliana Pires – Porto Alegre

Essa relação não tem fundamento. A transpiração ocorre por toda a pele e por meio dela ocorre a eliminação de calor, água e íons, o que contribui para o equilíbrio do organismo. O desodorante antiperspirante apenas diminui a eliminação excessiva na região das axilas.
Luciana Conrado,
dermatologista, de São Paulo

Soluço

Por que soluçamos?
Daniel Farret, por fax

O soluço é uma contração do diafragma, associado ao fechamento da glote, localizada na laringe. O ruído em si é o soluço, que dura, em média, um segundo. Suas causas variam desde uma mudança brusca de temperatura sentida pela pele (frio/quente) até a ingestão exagerada de bebidas gasosas, com deglutição de ar ao mesmo tempo. Nos bebês, enquanto eles mamam, é muito comum a ingestão de ar, o que ocasiona também o soluço. A pessoa pode se valer de algumas manobras caseiras como: respirar profundamente, várias vezes, dentro de um saco de papel (não usar saco de plástico), beber um copo de água rapidamente, engolir pão seco ou gelo picado, colocar a língua para fora, induzir o vômito, ingerir uma colher de açúcar, prender a respiração por período curto, assoar o nariz, dobrar a perna sobre o abdome ou arrotar.
Tadeu Orlando Franconieiri, Gastroenterologista,
Hospital Samaritano, SP