Longa quimera

AJB

Depois de um imbróglio que dura mais de 25 anos, enfim os brasileiros podem ver o filme que Glauber Rocha (à dir.) fez no funeral do pintor Di Cavalcanti em 1976. O curta-metragem foi vetado pela Justiça brasileira, a pedido da filha do artista plástico.
Quem quebrou o jejum foi o sobrinho do cineasta, João Rocha, que colocou o filme na internet. Na primeira semana, mais de 13 mil pessoas acessaram a página www.dicavalcantidiglauber.us, que fica num computador, nos EUA. O curta foi batizado com os versos de um poema do brasileiro Augusto dos Anjos e premiado pelo júri do Festival de Cannes em 1977.

Beijoqueiro europeu

J. Ferdinand/divulgação

Cientistas acharam na Alemanha o fóssil mais antigo de um beija-flor da Europa, onde a ave está extinta hoje. O Eurotrochilus inexpectatus viveu há 30 milhões de anos e possuía a mesma estrutura física do beija-flor atual, que é exclusivo das Américas. A descoberta pode explicar a existência de flores impróprias para o pouso de aves nos lugares onde não existem pássaros que ficam suspensos no ar para se alimentar, como os beija-flores.

História ameaçada

Ricardo Giraldez

Patrimônio Cultural da Humanidade desde 1991, o Parque Nacional da Serra da Capivara, no Piauí, está à deriva. São 735 sítios arqueológicos, 30 mil pinturas rupestres e potencial para atrair 3 milhões de turistas por ano. A realidade, infelizmente, é outra. A falta de recursos obrigou a arqueóloga Niède Guidon, diretora da fundação que mantém o parque, a demitir 38 funcionários. No próximo dia 17 haverá uma reunião entre governo, Petrobras e Correios para definir uma parceria para arcar com os custos. “O Brasil é o único País do mundo que precisa pedir dinheiro ao governo para manter um parque nacional”, reclama Niède.

Cheia de mistérios

André Dusek

Um forte nevoeiro atrapalhou a festa em várias capitais, mas em Brasília o espetáculo do eclipse total da Lua foi um show (foto). No Rio de Janeiro, cerca de cinco mil pessoas viram o fenômeno na praia do Arpoador, ao som da Orquestra Sinfônica. Eclipses lunares ocorrem quando a Terra fica entre a Lua e o Sol, impedindo a passagem dos raios solares. O tom avermelhado surge porque alguns raios, ao atravessarem a atmosfera terrestre, são desviados e depois chegam à superfície lunar. Uma das lendas mais populares da antiguidade conta que, em noites de eclipse e de lua cheia, os humanos costumavam se transformar em lobisomem.

Reminiscências

Cientistas da Universidade da Califórnia (Ucla) decifraram como o cérebro armazena e recupera nossas lembranças mais remotas. Em três experimentos publicados na revista Science, os neurobiólogos sugerem que o córtex, a camada cinzenta externa do cérebro, tem papel fundamental no arquivamento e recuperação das memórias antigas. A descoberta deve auxiliar na criação de remédios para o tratamento de desordens de memória, o que inclui o mal de Alzheimer.