O jornalista Alex Bellos, correspondente no Brasil dos jornais ingleses The Guardian e The Observer, escreveu Futebol – the brazilian way of life, livro já lançado na Europa e com previsão de chegar ao nosso mercado no próximo semestre. Ao editor especial Eduardo Marini, que o entrevistou para as páginas vermelhas, disse que sua serenidade foi, em muitos momentos, abalada pelas surpresas brasileiras. Coisas como, por exemplo, estádios de futebol com postes de refletores colocados em frente às arquibancadas, atrapalhando os espectadores, ou outras ainda mais exóticas e divertidas, como o torcedor fanático cujos filhos se chamam Zicomengo e Flamozer.

As torcidas organizadas deixaram forte impressão no jornalista inglês. Bellos observou que, enquanto na Inglaterra ninguém assume ser hooligan, com medo de ser preso, aqui eles têm até cartão de visitas, sede e assessor de imprensa.

Os dois assuntos de capa desta edição também causam forte impressão. Os editores da sucursal de Brasília Sônia Filgueiras e Weiller Diniz mostram como um deputado do PMDB pretende ser vice-presidente da República, mesmo sendo acusado pela ex-mulher de ter mais de 15 milhões de dólares não declarados fora do País. O editor especial Mário Simas revela como o empreiteiro Fábio Monteiro de Barros, um dos acusados pelo desvio dos R$ 169 milhões no prédio do juiz Nicolau, foi grampeado – gravado e filmado – dentro de um tradicional escritório de advocacia de São Paulo. Confira se não é para abalar a mais sólida fleuma britânica.