Bancarrota

Com a renúncia do fundador Shawn Fanning (foto) e do presidente, o site de distribuição gratuita de músicas Napster está à beira da falência. Os executivos acusam de boicote as cinco maiores gravadoras do mundo. Donas de 80% dos lançamentos, elas não escondem sua aversão ao site que processaram por pirataria em 1999. Enquanto isso, criam seus próprios serviços concorrentes do Napster. Pagos, naturalmente.

Vida de gado

O futuro chegou para a família Jacobs, da Flórida. Pai, mãe e filho adolescente implantaram no corpo um chip do tamanho de um grão de arroz (foto). O médico usaria uma leitora para saber o número embutido no chip e, num computador, consultaria o histórico do paciente. É o mesmo processo usado para controlar o rebanho bovino. Em São Paulo, o Hospital do Coração criou um sistema para acessar laudo e imagens de exames pela internet. O paciente recebe um cartão com código de barras. De outra cidade, seu médico acompanha o caso usando uma senha como a do banco.

Primeiro olhar

Quanto mais jovens, maior a habilidade em reconhecer traços faciais de outras espécies. Estudo com adultos e bebês de seis e de nove meses demonstra que o caçula consegue distinguir diferenças entre um macaco e outro (foto). O mesmo acontece com os primatas. Macacos adultos têm dificuldade para notar as sutilezas na face humana, mas as reconhecem entre seus pares. A explicação estaria numa região do córtex cerebral. Com o passar do tempo, a tendência é gravar o padrão facial visto com maior frequência e esquecer os demais.

 

Picolé

Imagens de satélite flagraram um novo iceberg de 200 quilômetros de extensão se descolando da plataforma Ross, na Antártica. É o segundo a se soltar este mês. Suspeita-se que o aquecimento global seja o culpado. Para avaliar os efeitos do clima sobre a vida animal, ecologistas vão analisar o peso e o comportamento dos ursos polares no Ártico, do outro lado do mundo.

 

Ser ou não ser

Não há vida em Marte, dizem dois cientistas que estudaram um meteorito achado em 1984. Os sinais de bactéria seriam resultado do tombo na Terra. Já o choque de um meteorito há 200 milhões de anos teria criado as condições para o surgimento dos dinossauros, segundo cientistas que examinaram fósseis em 70 sítios arqueológicos.

 

Show de bola

Os jogadores da Seleção Brasileira estréiam novas tecnologias na Copa da Coréia. A camisa e o short à prova de suor são feitos com duas camadas de tecido sintético. Entre elas circula a corrente de ar que impediria a transpiração. A bola oficial também inovou. Seu interior tem microbalões de gás comprimido que absorvem o impacto, evitam a deformação e conferem mais velocidade aos chutes.

 

Sensíveis

Há tempos a ciência tenta explicar como crocodilos e jacarés caçam no escuro, sem ouvir ou cheirar a presa. Estudo feito por uma brasileira e publicado na revista inglesa Nature revela o segredo. O animal que está na Terra há 200 milhões de anos tem na face sensores do tamanho de uma cabeça de alfinete para detectar ondulações na água. Basta uma mísera gota. Agora o truque: os sensores só funcionam se o focinho estiver parcialmente submerso.