Confira trechos de alguns filmes :

IstoE_RockySpirit_255.jpg

 
 

 

Chamada.jpg
INTERNACIONAL
Alguns vídeos vêm do maior festival do gênero, o Telluride Mountain Festival

O primeiro brasileiro paraplégico a realizar um salto solo de paraquedas. Um homem que come, dorme, toma banho, trabalha e até namora em cima de sua bicicleta.Esses são alguns dos personagens que ilustram os filmes selecionados para o Rocky Spirit 2012, festival que entre os dias 21 e 23 de setembro vai exibir, no parque do Ibirapuera, em São Paulo, 31 filmes de esportes ao ar livre. Grande parte do material foi selecionada entre as produções do maior festival do gênero, o Telluride Mountain Festival, que há 34 anos oferece visibilidade a esse tipo de cinema nos Estados Unidos. A versão brasileira do evento teve a sua primeira edição no ano passado e contou com a presença de cerca de cinco mil pessoas.

A novidade deste ano é a exibição de seis produções nacionais. Andrea Estevam, curadora do Rocky Spirit 2012, explica que o Brasil está décadas atrás dos Estados Unidos nesse tipo de produção, mas a democratização dos equipamentos possibilita que o investimento nesse mercado cresça no País. “Aqui, temos esportistas filmando suas aventuras, lá esses esportistas já foram convertidos em cinegrafistas, montaram suas produtoras e se profissionalizaram”, diz. Apesar disso, Andrea garante que os filmes brasileiros selecionados são de alta qualidade e que a presença deles no festival pode abrir caminho para uma carreira no Exterior.

Assine nossa newsletter:

Inscreva-se nas nossas newsletters e receba as principais notícias do dia em seu e-mail

Desta vez, todos os filmes serão exibidos ao ar livre, o que levou a curadora a dar preferência para as produções de menor duração. “Alguns dos produtores fizeram edições especiais dos seus filmes só por causa disso”, explica. Embora tenha o esporte como principal mote, o festival não está centrado em filmes de ação. “São vídeos que contam histórias que vão além da aventura. A ideia é inspirar as pessoas”, explica Andrea. “Por isso, temos um filme sobre a superação de um paraplégico que salta de paraquedas e sobre a reciclagem de uma prancha que mudou a vida de um surfista.” 

IEpag120e121_Cinema-2.jpg


Siga a IstoÉ no Google News e receba alertas sobre as principais notícias