Morre o autor do Guinness book

O inglês Norris McWhirter, que em 1955 criou o famoso Guinness book – (livro dos recordes), morreu de infarto na segunda-feira 19. Ele foi repórter, comentarista esportivo, atleta e ativista político. O Guinness book já vendeu mais de 100 milhões de exemplares em 100 países e foi editado em 37 idiomas. No Brasil, foi publicado pela Editora Três. McWhirter morreu na Inglaterra, aos 78 anos.

Big Mac de luto

O presidente mundial da rede de lanchonetes McDonald’s, o americano Jim Cantalupo, morreu na segunda-feira 19. Ele estava com 60 anos. Cantalupo passou mal na suíte de um hotel onde estava hospedado, em Orlando, e faleceu a caminho do hospital. Três horas após o anúncio de sua morte, a rede McDonald’s já anunciava o seu sucessor: Charlie Bell, 43 anos, que até então ocupava o cargo de diretor-geral da rede. Cantalupo morreu de infarto.

Radiografia de um erro médico

A australiana Pat Skinner soube por seus médicos qual era causa das fortes dores que sentia no abdome. Há três anos, ela se submeteu a uma cirurgia no intestino. Os cirurgiões esqueceram uma tesoura em seu ventre.

Três mil mortes na Coréia do Norte

O choque de dois trens na Coréia do Norte pode ter causado a morte de cerca de três mil pessoas. Estima-se que haja também outros milhares de feridos, a maioria em estado grave. Segundo a rede de televisão YTN, da Coréia do Sul, os trens transportavam petróleo e gás liquefeito e se chocaram próximo à estação de Ryongchon – poucas horas antes, o chefe de Estado norte-coreano, Kim Jong-II, passara pelo local. A mesma rede de tevê informou que o governo da Coréia do Norte cortou quase todos os meios de comunicação do país para evitar ao máximo que as notícias do acidente fossem divulgadas ao mundo.

Barbárie

Ao longo de seis dias, o que aconteceu na Penitenciária de Segurança Máxima de Urso Branco, em Porto Velho, não foi uma rebelião na qual os presidiários reivindicaram melhores condições carcerárias. Foi pura barbárie. Os prisioneiros mataram pelo menos 13 colegas presos – alguns deles foram degolados e esquartejados. Chegaram ao máximo da petulância ao reivindicarem o direito de usarem celulares e de escolherem os novos diretores do presídio (a diretoria caiu, mas o governo de Rondônia foi quem escolheu os substitutos). E inventaram um partido chamado Partido de Fuga de Rondônia. É um erro dizer que os presos tomaram 170 familiares como reféns. Esses familiares ficaram de livre vontade no presídio desde o domingo 18 para evitar que a polícia invadisse a unidade. Foram, assim, coniventes com a barbárie, que terminou na quinta-feira 22.

Navegador alemão é morto no Pará

A polícia paraense prendeu no sábado 17 dois acusados de terem matado o iatista alemão Albrecht Engelbach, 39 anos. Ele estava dando a volta ao mundo a bordo de um caiaque. Foi assassinado com um tiro de espingarda quando navegava pelo rio Mutuquara, ao norte do Pará. Os dois suspeitos do assassínio de Engelbach também lhe teriam roubado R$ 160. Esse caso lembra outro crime ocorrido em dezembro de 2001: o velejador neozelandês Peter Blake foi morto em Macapá numa tentativa de assalto a seu barco.

O hangar voou

Eram quatro horas da tarde, da segunda-feira 19, quando um vendaval destruiu o hangar do Iate Clube Santo Amaro, em São Paulo. Das 172 embarcações que estavam no local, 60 foram atingidas – 20 delas ficaram completamente danificadas. “Parecia uma explosão. O telhado voou uns 70 metros”, disse a ISTOÉ o gerente-geral do clube, Vagner Roberto Mallia. O hangar de 1.106 metros quadrados foi construído em 1958 e até então nunca sofrera nenhum dano. Duas embarcações adquiridas recentemente pelo velejador e campeão olímpico Roberto Scheit estavam no hangar, mas não sofreram sequer um arranhão. “Esses barcos devem ir para os Jogos Olímpicos de Atenas. O Roberto Scheit tem muita sorte”, diz Mallia.

Pelé é operado da retina

Pelé foi operado de um descolamento de retina no olho esquerdo, na quinta-feira 22, no Hospital Albert Einstein, em São Paulo. Recebeu alta no final da tarde e foi para o seu apartamento, no bairro do Morumbi, no qual ficará em convalescença pelo menos por dez dias. Pelé estava na Suíça quando sofreu o descolamento da retina. Telefonou então para o Brasil e conversou com seu oftalmologista, Marcelo Cunha, que ordenou que ele voltasse imediatamente ao País para ser operado.

Rugai continua preso

A Justiça de São Paulo prorrogou por dez dias a prisão temporária de Gil Rugai, o universitário de 21 anos que está preso sob suspeita de envolvimento no assassinato de seu pai, o publicitário Luiz Carlos Rugai, e de Alessandra, sua madrasta. O crime aconteceu no dia 28 de março, na rua Atibaia, no elegante bairro paulistano do Pacaembu. No pedido de prorrogação da prisão, a polícia alega que algumas testemunhas vitais para as investigações estão sendo ameaçadas. A decisão da Justiça foi tomada na terça-feira 20.