Tradutor de latidos

Poucos desafios são mais intrigantes do que desvendar por que os cães ladram. A fabricante japonesa de brinquedos Takara matou a charada e desenvolveu um aparelho com sensores para traduzir os latidos em linguagem humana. Vendido a US$ 120 nos EUA, o aparelho tem um microfone sem fio preso à coleira, que transmite os sons a um console parecido com um computador de mão. O Bowlingual converte os latidos em emoções de alegria, tristeza, frustração, raiva e desejo. No Japão, são 300 mil os adeptos.

Canto dos machos

No reino animal, cada espécie tem uma forma peculiar de se comunicar. O ecólogo Eduardo Moraes Arraut, da Universidade de Campinas, passou mais de dois meses mergulhando na região de Abrolhos para estudar o dialeto das baleias. Descobriu que na família das jubartes, quem solta a voz é o varão. Seu canto possui 24 tipos de notas musicais e serve para escolher a parceira sexual e o líder do grupo. A comunicação é importante na vida social das jubartes porque elas são migratórias e passam boa parte da vida sozinhas.

Assine nossa newsletter:

Inscreva-se nas nossas newsletters e receba as principais notícias do dia em seu e-mail

Conta-gotas

Quem já precisou pingar remédios na forma de colírio sabe como é difícil evitar o desperdício das gotas que escorrem pelo rosto. Uma equipe da Universidade da Flórida inventou uma lente de contato que resolve esse problema. Usando nanotecnologia, técnica que cria partículas invisíveis a olho nu, a lente despeja o remédio na dose certa, por um período máximo de duas semanas. Indicadas para o tratamento de glaucoma ou infecções oculares, as lentes só estarão à venda em dez anos.

Gorilas doentes

O vírus ebola já assombrou a população da África Central e agora ameaça os primatas. A epidemia que provoca febre hemorrágica foi a causa da morte de milhares de gorilas nos últimos anos. O alerta foi da União da Conservação Mundial (IUCN), que representa dez mil organizações de 180 países. O vírus foi confirmado no Congo em dezembro de 2002, quando seis gorilas da mesma família pesquisada há dez anos foram achados mortos.

 

Tudo de novo

A Telexpo, maior feira nacional de telecomunicações, mostrou que a nova geração de celulares esbanja em design. A Nokia exibiu o N-Gage (foto), que funciona como console de jogos para disputar partidas em rede e chega só no final do ano. Já a Siemens apostou no SX1 (foto), que tem filmadora para gravar e enviar vídeos, custa R$ 2.500 e chega ao País no segundo semestre. No mesmo período, a Samsung planeja lançar o i330, que tem funções de um PDA, como agenda de telefones e de compromissos (foto).


Siga a IstoÉ no Google News e receba alertas sobre as principais notícias