Futebol
Abaixo a farsa

O Superior Tribunal de Justiça Desportiva entrará em campo contra o cai-cai de jogadores. A partir de setembro, procuradores do STJD vão assistir a partidas aleatórias da Copa do Brasil e das séries A, B, C e D do Brasileirão, a fim de identificar quem simula muitas faltas. O praticante do antijogo será julgado, podendo pegar suspensão. Por fingir levar faltas, no confronto Brasil versus Honduras na Olimpíada, Neymar tomou sonoras vaias da torcida inglesa.

Chamada.jpg

Forças Armadas
Bom exemplo

A decisão do Brasil de utilizar soldados do Exército no papel de polícia nas favelas cariocas encontra eco nas Américas. Hoje, 26 países do continente têm efetivos das Forças Armadas patrulhando as ruas para garantir a segurança dos cidadãos. A informação consta de relatório que será divulgado em breve pela Junta Interamericana de Defesa da OEA, cujo diretor é o general do Exército brasileiro Juarez de Paula Cunha.

Legislativo
Tem que melhorar

Tal como a OAB, o Instituto dos Advogados Brasileiros critica o anteprojeto do novo Código Penal, apresentado por um grupo de juristas a pedido do Congresso. “Há uma tendência no Senado para se aumentar as penas, como se a lei pudesse mudar o atual quadro de impunidade”, diz o presidente da entidade, Fernando Fragoso.

Medicina
Diplomas suspeitos

Antes da greve, a Polícia Federal investigava os diplomas de médicos que trabalham no Brasil e se graduaram no Exterior. Há suspeitas de que muitos certificados podem ser falsos. Aliás, o exame nacional que atesta a boa formação em medicina por instituições estrangeiras será em outubro e novembro. Na avaliação de 2011, 70% dos diplomados em Cuba acabaram reprovados.

Vôlei
Ari por Toroca

A um mês da eleição para presidente da Federação Internacional de Vôlei (FIVB), o carioca Ari Graça tem em mãos 112 cartas de apoio à sua candidatura. O colégio eleitoral é formado por 220 federações nacionais filiadas à entidade. Se vitorioso na disputa, o comandante da confederação brasileira do esporte desde 1997 poderia acumular a função. Mas decidiu que passará o bastão para seu vice, Walter Pitombo, o Toroca.

Assine nossa newsletter:

Inscreva-se nas nossas newsletters e receba as principais notícias do dia em seu e-mail

BOE-02-IE-2233.jpg

Economia
Contra a inflação

Na semana que vem, o Conselho Monetário Nacional decidirá se haverá subsídio ao transporte das 400 mil toneladas de milho estocadas em armazéns do governo na Região Centro-Oeste, para abastecer produtores do Sul e do Nordeste. A medida é considerada vital para atenuar o impacto da alta do produto no preço da carne de frango.

Energia
Quem fala

Responsável por Belo Monte, a Norte Energia vem usando um serviço de rádio para ser ouvida pelas etnias que vivem no entorno da hidrelétrica, em construção no Pará. Nas transmissões para 34 aldeias, o consórcio insiste que as compensações exigidas para o empreendimento estão sendo cumpridas, como implantar um sistema de abastecimento de água em algumas aldeias. Há ocasiões em que o radialista ao microfone é o presidente da NE, Duílio Figueiredo.

BOE-06-IE-2233.jpg

Fisco
Sinal verde

Acolhendo o voto do relator ministro Cesar Asfor Rocha, o STJ decidiu na quarta-feira 22 que as concessionárias de veículos estão autorizadas a abater nos créditos de PIS e Cofins o valor do frete na compra de carros novos junto aos fabricantes. Com a decisão, o preço de um carro zero pode cair, se os empresários repassarem o benefício para o consumidor.

BOE-05-IE.jpg

Veículos
Limpa estoque

Agosto tem tudo para entrar para a história como o melhor mês das últimas décadas no comércio de veículos no País. Com o incentivo do IPI, as vendas de comerciais leves estão mesmo “bombando”. Do início do mês até a terça-feira 21, os Detrans emplacaram 16.100 veículos por dia. Em igual período de 2011, o registro foi de 12.800. Para modelos mais cobiçados, o prazo médio de entrega está em 45 dias.

BOE-03-IE-2233.jpg

Automobilismo
Venda rápida

A Petrobras será de novo a patrocinadora master do GP Brasil de Fórmula 1, de 23 a 25 de novembro, em Interlagos. O título de 2012 – a mais disputada temporada de todos os tempos – pode ser decidido aqui. Talvez por isso os apaixonados pelo esporte compraram todos os ingressos do setor D (Curva do Senna), ao preço individual de R$ 2.260.

Justiça
Volta, menina!

Na terça-feira 21, por unanimidade, a 3ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Estado do Rio deu a uma mãe o direito de recuperar a guarda da filha de 15 anos. A menina fugiu de casa para viver com um homem de 44 anos. Ele alegou agir “com a melhor das intenções”; já a menor se diz “apaixonada”. O adolescente está sujeito ao poder familiar, frisou o relator, desembargador Luiz Fernando Carvalho. O Plantão Judiciário negara o pedido da mãe.

Mercosul
“Via-crúcis”

Brasileiros que cruzaram na segunda-feira 20 a fronteira da Argentina com o Chile gastaram cinco horas na travessia, em média. Uma imensa fila de carros, só seis guichês abertos no posto integrado e muita burocracia na conferência de documentos. “Era mais fácil passar do México para os EUA ou cruzar a fronteira de Egito com Israel”, desabafou um brasileiro, penando para chegar à estação de esqui de Portilho, com três amigos.


Finanças Públicas
Freio nos TCs

Surgiu no Senado um movimento para criar o Conselho Nacional dos Tribunais de Contas. Inspirado no CNJ e no CNMP (Ministério Público), caberia ao colegiado fiscalizar as cortes municipais e estaduais, hoje livres, leves e soltas. 

Política
Vice sem crédito

O Diretório do PT no Maranhão foi denunciado por estelionato à Justiça Criminal de São Luís. A queixa é da Open Door Comunicação, que desde 2004 tenta receber R$ 628 mil do partido. Os quatro cheques dados para quitar a dívida não tinham fundos. O acordo à época foi feito com o vice-governador do Estado, Washington Oliveira, hoje candidato à Prefeitura de São Luís.

Música
Violino de um milhão

De volta ao Brasil para mais seis shows, entre 11 e 16 de setembro em São Paulo, o violinista André Rieu terá motivo extra para sorrir. O “embaixador das valsas” acaba de bater a marca de um milhão de discos vendidos em nosso país, com destaque para as superproduções em CD e DVD. Talvez por isso ele, que domina cinco idiomas, estuda firme para ser fluente na língua portuguesa.

BOE-04-IE-2233.jpg

 

Fotos: Eduardo Knapp/Folhapress; Alessandro Mendes; Valter Campanato/ABr


Siga a IstoÉ no Google News e receba alertas sobre as principais notícias