chamada.jpg
US$ 53 MILHÕES
É o preço estimado do modelo que começa a ser vendido no País

Cruzar os ares a bordo de uma aeronave de grande porte, repleta de luxo e conforto, igual à utilizada pela presidenta Dilma Rousseff para cumprir sua agenda de compromissos no Brasil e no Exterior. O que antes era privilégio apenas de compradores internacionais – bilionários russos, chineses, árabes ou mexicanos – agora pode ser desfrutado também por ricaços com passaporte nacional. Na edição 2012 da Latin American Business Aviation (Labace), a maior feira de jatos executivos da América Latina, realizada na semana passada em São Paulo, a Embraer apresentou ao mercado interno o Lineage 1000, aeronave mais cara e sofisticada já fabricada pela empresa brasileira. Ao custo inicial estimado em US$ 53 milhões, o avião possui 36,2 metros de comprimento, 28,7 metros de envergadura e é capaz de transportar 19 passageiros por 8.334 quilômetros sem parar para abastecer, distância equivalente a uma viagem de São Paulo a Lisboa.

A característica mais impressionante do Lineage 1000, no entanto, não é sua potência, mas sim o conforto de seus 70 metros quadrados de área interna, que podem ser divididos em até cinco ambientes: área de boas-vindas (uma espécie de hall de entrada com sofá), cozinha, sala de reuniões, sala de estar e suíte com chuveiro e cama king size. Segundo a Embraer, a decoração foi inspirada nas suítes presidenciais de alguns dos melhores hotéis do mundo, como o George V, em Paris, e o Four Seasons, em Nova York.

Os compradores podem personalizar praticamente todos os detalhes internos. Há mais de 400 tipos de couro para revestir os assentos, 60 modelos de carpete e cerca de 700 nuances de verniz. “Quem compra um jato como esse já tem tudo o que precisa, e está em busca não apenas de autonomia de voo, mas de conforto e sofisticação”, diz Ricardo Carvalhal, gerente da área de estratégia de mercado da Embraer. Desde que o Lineage 1000 foi lançado para o mercado externo, em 2009, 11 aeronaves já foram entregues, uma para o bilionário mexicano Jorge Vergara, dono do Chivas, clube de futebol de Guadalajara. Aos interessados brasileiros, vale ressaltar que a espera para adquirir um desses aviões pode demorar até 18 meses.

01.jpg