Na abertura da novela Cristal, que estréia na segunda-feira 5 às sete horas da noite no SBT, um time de belas modelos desfilará a coleção outono-inverno da estilista Glória Coelho, uma das mais famosas do País. A trama, adaptação de um drama da cubana Delia Fiallo, conta a história de Vitória (interpretada pela atriz Bete Coelho), uma poderosa dona de grife de roupas que busca incansavelmente a sua filha desaparecida. Além de Cristal, outras duas novelas que estão no ar também exibem o mundo da moda como pano de fundo de seus enredos – Belíssima, de Sílvio de Abreu, e Cobras e lagartos, de João Emanuel Carneiro, ambas da Globo.

Nos três folhetins, atores e seus personagens se misturam com modelos e estilistas em carne e osso quando o assunto é o meio fashion. O estilista Alexandre Herchcovitch, as críticas de moda Erika Palomino e Glória Kalil e as tops internacionais Michele Alves e Isabelli Fontana, por exemplo, já surgiram em participações especiais (e como eles mesmos) em Belíssima. Em Cobras e lagartos, Francisco Cuoco interpreta o poderoso Omar Pasquim, dono da megaloja Luxus, uma referência à famosíssima Daslu, templo do luxo em São Paulo. Assim, vale tudo na tentativa de trazer o glamour da moda e de seus estilistas para as novelas. Só que os autores vêm cometendo alguns equívocos.

Em Belíssima, a atriz Carolina Ferraz interpreta Rebeca, dona da conceituada agência de modelos Razzle-Dazzle. Na trama, a agência é uma das maiores do País, mas, por incrível que pareça, só conta com duas modelos em seu casting: Érica (Letícia Birkheuer) e Giovanna (Paola Oliveira). As belas vivem às turras e travam uma disputa para ver quem chama mais a atenção de um caçador de modelos que veio da Itália. As duas chegaram até a assediá-lo na tentativa de fazer sucesso internacional. “É um absurdo. Quando os interessados em modelos vêm ao Brasil, costumam analisar mais de 20 fichas. E as modelos não têm contato pessoal com eles”, diz Denise Céspedes, diretora da Ford Models. “Tive um trabalhão para convencer o pai de uma modelo iniciante que não é assim que as coisas funcionam. As meninas são menores de idade, a gente toma o maior cuidado”, conta.

Uma gafe aqui, outra ali, o certo é que as novelas ajudam, e muito, a promover o mundo fashion. E esse mundo de luxo e glamour, por sua vez, encanta os telespectadores e garante o sucesso das histórias. Novela não sai de moda. É a vez de a moda entrar nas novelas.
 


Siga a IstoÉ no Google News e receba alertas sobre as principais notícias