Edição nº2471 20.04 Ver edições anteriores

A fila cresce

A greve dos servidores públicos da Anvisa e a operação-padrão da Receita Federal, que faz cair o movimento nos principais portos brasileiros

Serviço Público
A fila cresce

A greve dos servidores públicos da Anvisa e a operação-padrão da Receita Federal, que faz cair o movimento nos principais portos brasileiros, devem ganhar mais combustão nos próximos dias. Os funcionários da Defesa Agropecuária Federal, mobilizados desde o início da semana passada, já reclamam da falta de disposição do Ministério da Agricultura em ouvir as reivindicações da classe, entre as quais, claro, a de um reajuste salarial.

BOE-ABRE-IE.jpg

Brasil
Gringos na área

Nos seis primeiros meses deste ano foram naturalizados 1.102 estrangeiros, segundo a Polícia Federal. Um número próximo ao total de 2011 (1.119). A propósito, também crescem as autorizações para pessoas vindas de outros países morarem aqui: 11.193 permissões, de janeiro a junho – contra 14 mil no ano passado.

Indústria
Vem aí…

A concorrência no mercado brasileiro de água mineral se acirra – e diversifica. A Bioleve lançará uma linha de “produtos funcionais”. Um dos destaques vai ser uma água com fibras, vitaminas e colágeno – a proteína responsável pela elasticidade da pele.

Cultura
Partiu

Na segunda-feira 23, no Rio de Janeiro, morreu Pai Gilberto de Pombagira, conhecido de intelectuais e artistas cariocas. Por meio século ele foi referência dessa tradição cultural africana que floreceu no Brasil. Nos anos 90 inspirou um personagem de “Vamp”, novela do autor Antônio Calmon, que teve média de 50 pontos de audiência. Na novela, o “Pai Gildo”, interpretado pelo ator Toni Tornado, protegia os moradores de Armação dos Anjos contra os vampiros chefiados pelo Conde Vlad (Ney Latorraca).

Judiciário
Eu e Frank

A ministra  Cármen Lúcia, do STF, já tentou diversas vezes justificar porque não usa o carro oficial. “Gosto do som alto e não quero incomodar o motorista”, disse certa vez, ouvindo o contra-argumento de que tem o direito de escolher a música e o volume dentro do automóvel. Sem saída, revelou o prazer em cantar enquanto guia. O dueto preferido é com Frank Sinatra. “Às vezes é dele a primeira voz, às vezes a segunda.” Com um parceiro assim, não surpreende que esteja afinada.

BOE-02-IE.jpg

Internacional
Fronteira aberta

O Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR) prepara uma homenagem ao Equador no Brasil. O pequeno país é o que mais recebe refugiados na América do Sul.O movimento foi batizado de “Gracias Equador”.

Literatura
Recluso campeão

Dalton Trevisan não foi à Academia Brasileira de Letras receber o Prêmio Machado de Assis, pelo conjunto de sua obra. Enviou à ABL, porém, uma mensagem de agradecimento tão perfeita e elegante que, ao ser lida na cerimônia, não deixou dúvidas. Os sorrisos dos acadêmicos e os acenos de aprovação indicaram que o “Vampiro de Curitiba” se elege fácil, caso se candidate à imortalidade. Mas daqui a pouco. Hoje, não há vagas.

DALTON-TREVISAN_CYMK.jpg

Mensalão
Julgamento popular

Na reta final para o julgamento do mensalão, o número de mensagens na caixa postal funcional dos ministros do Supremo Tribunal Federal só fez crescer, incluindo a do relator do processo, Joaquim Barbosa. A grande maioria dos emitentes recomendou a condenação dos 38 acusados pela Procuradoria-Geral da República.

BOE-04-IE.jpg

Mensalão 2
Um a um

Se não houver pedido de antecipação de voto, depois do relator e do revisor, Joaquim Barbosa e Ricardo Lewandowski, respectivamente, a primeira pessoa a votar no julgamento do mensalão será Rosa Weber. O critério seguido é o tempo de casa no STF, partindo das nomeações mais recentes.

Economia
Perdas & ganhos

O prejuízo na área de seguros tem sido grande. Algo em torno de R$ 12,5 bilhões, de janeiro até agora. A razão maior está na política monetária. Como as empresas do setor aplicam o dinheiro dos prêmios no mercado financeiro, cada ponto para baixo na taxa de juros resulta em uma receita menor da ordem de R$ 4 bilhões. Ou seja, a regra que vale para uns nem sempre é boa para todos.

Mensalão 3
Questão de ordem

O presidente do STF, Ayres Britto, terá que decidir uma proposta, antes de iniciar o julgamento da Ação Penal 470 (mensalão), na quinta-feira 2. O ministro Marco Aurélio sugeriu a convocação de sessões extraordinárias às quartas e quintas-feiras, diante do grande volume de processos aguardando decisão do tribunal: 711. E como se sabe, o crescimento de ações na Casa é geométrico.

Primavera árabe
Afinado com o chefe

Para o embaixador da Síria no Brasil, Mohammed Ali Khaddour, o Itamaraty já pode reabrir a chancelaria em Damasco, fechada dia 20 último. “Basateen Khadra (bairro onde fica a representação) voltou a ser seguro. O governo acabou com os terroristas que se infiltraram na área.” Ex-diretor da tevê estatal síria e com passagem pelo Ministério da Informação, Khaddour faz um convite para uma visita à Síria. “Não há problemas, exceto em relação aos voos, difíceis em razão do bloqueio ocidental que nos foi imposto.” Quem se habilita?

BOE-05-IE.jpg

Copa 2014
Embolou de novo

Grita geral na segunda chamada pública para escolha de projetos de promoção do Brasil no Exterior, no rastro da Copa de 2014. Das 359 propostas recebidas, 48 foram aprovadas. A crítica é que faltou qualificação técnica no comitê que viu as propostas. Ele foi formado por Luísa Rangel, chefe de gabinete da Secretaria Executiva do Ministério dos Esportes, e irmã do presidente da Ancine, Manoel Rangel. A primeira seleção do gênero levou cartão vermelho da AGU.

Música
CV 70

Caetano Veloso completa 70 anos no próximo dia 7 e nem pensa em parar no tempo. Enquanto registra seu novo disco de inéditas em estúdio, ele terá sua obra revisitada por artistas nacionais e internacionais, numa produção de Paul Ralphes para a Universal Music. “A Tribute to Caetano” será lançado na data do aniversário do baiano, com regravações assinadas por feras como Jorge Drexler (“Fora de Ordem”), Magic Numbers (“You Don´t Know Me”) e Mutantes (“London London”). Também dia 7, o iTunes lança mundialmente por 30 dias homenagem a Caetano contendo, entre outras pérolas, um vídeo inédito do cantor comentando as faixas do CD “Transa”.

BOE-06-IE.jpg

 

Fotos: divulgação; Joédson Alves / IstoÉ; EDU LOPES/EDITORA GLOBO; Nelson Jr.


Mais posts

Ver mais

Recomendadas