01.jpg

 

03.jpg

A meia-noite da sexta-feira 20 era o ápice de uma noite de festa para os fãs do Batman nos Estados Unidos. Depois de quatro anos de espera, eles finalmente veriam a última parte da premiada trilogia comandada pelo diretor Christopher Nolan. Em todo o país, milhares de pessoas, algumas fantasiadas como os personagens da série, foram às sessões especiais de estreia de “Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge”. Na pacata Aurora, cidade no Estado do Colorado, uma das salas do Century 16 Movie também estava lotada. Não havia passado nem uma hora de filme quando um homem de cabelo tingido de vermelho entrou pela saída de emergência e se posicionou à direita da tela.

Neste momento foi ouvido o assovio de uma bomba que dispersava fumaça e um produto ainda não identificado. Protegido por uma máscara de gás e um colete à prova de balas, munido de escopeta, rifle AR-15 e uma pistola calibre .40, o homem abriu fogo contra os espectadores. As informações são da polícia de Aurora. Ao menos 12 pessoas morreram e 59 ficaram feridas, no pior massacre americano desde 2007. O homem dizia ser o Curinga, inimigo de Batman.

02.jpg
BALANÇO MACABRO
O povo da pacata cidade de Aurora se abate com a tragédia.
Polícia confirma 12 mortos e 59 feridos

O suspeito da matança foi identificado como James Holmes, de 24 anos, estudante do programa de graduação em neurociência da Universidade do Colorado até o mês passado. Ele foi preso sem resistir minutos depois da tragédia num estacionamento próximo ao cinema e afirmou que tinha explosivos em sua casa. Seus motivos eram desconhecidos até o fechamento desta edição. Como “O Cavaleiro das Trevas Ressurge” é previsivelmente barulhento e cheio de ação, os espectadores não reagiram imediatamente ao tiroteio, porque pensavam que os sons faziam parte da cena. “Nós continuamos a assistir ao filme por um momento”, disse à rede de tevê ABC uma testemunha identificada como Jack. Quando o alarme de incêndio disparou, o pânico se agravou. Entre os feridos deixados por Holmes, foram identificados uma criança de seis anos e um bebê de apenas três meses. Acredita-se que alguns dos feridos estavam numa sala de cinema ao lado e que as balas atravessaram a parede.

O presidente dos EUA, Barack Obama, se disse “chocado e entristecido”: “Tenho certeza de que muitos de vocês que são pais tiveram a mesma reação que eu. Minhas filhas vão ao cinema; e se Malia e Sasha estivessem naquele cinema?” O estúdio responsável pelo filme, a Warner Bros, cancelou a première em Paris e entrevistas com os atores. A trilogia de Batman assinada por Nolan é considerada “amaldiçoada” desde 2008, quando um dos técnicos de efeitos especiais morreu durante uma gravação e o ator Heath Ledger, que interpretou o Curinga em “O Cavaleiro das Trevas”, morreu de overdose pouco depois de finalizadas as filmagens. Há 12 anos, o ex-estudante de medicina Mateus da Costa Meira atirou contra os espectadores de “Clube da Luta” no cinema do Morumbi Shopping, em São Paulo, matando três pessoas. Em 2004, Meira foi condenado a 120 anos e seis meses de reclusão.

04.jpg