Confira a seleção de ISTOÉ Online e escolha o seu ator felino preferido:

2012_07_18_ED3_ISTOE_FESTIVAL_DE_GATOS_site.jpg

 

O Google divulgou, no final de junho, a criação de um cérebro virtual com 16 mil computadores interligados. A essa máquina, que imita o funcionamento de um cérebro humano, foi dada a possibilidade de vasculhar dez milhões de vídeos aleatórios no YouTube. Sem qualquer orientação específica, o mecanismo dotado de inteligência artificial se interessou por um tipo de vídeo que faz cada vez mais sucesso na web: os clipes de gatos. Filmagens estreladas por bichanos de todas as cores, raças e tamanhos têm conquistado milhões de visualizações na rede, e alçado seus protagonistas ao status de celebridades virtuais. Agora, confirmando o fenômeno, a prestigiada galeria de arte Walker Art Center, em Minneapolis, nos Estados Unidos, decidiu organizar o primeiro festival dedicado ao gênero. Intitulada “Internet Cat Video Film Festival”, a mostra, que acontece em 30 de agosto, deve exibir por uma hora os vídeos de gatos mais populares da rede, eleitos através do site do festival.

Uma das estrelas que, sem dúvida, estarão presentes na seleção de filmes será o gato japonês Maru Desu, a maior celebridade felina da internet. Com 5 anos de idade – quatro deles vividos em frente às câmeras, Maru possui mais de 20 vídeos no YouTube, que juntos alcançaram a marca de 158 milhões de visualizações. O bichano contabiliza ainda 200 mil seguidores no site e já foram lançados três livros e um DVD com ele. Ao lado dele, figuram ainda Nora, a gata pianista, o “Surprised Kitty” (Gatinho Surpreso) e o famoso Nyan Cat, um gato de desenho que surgiu na rede em 2011 e hoje estampa de almofadas a camisetas e bijuterias (leia quadro).

A febre dos felinos na web parece ser reflexo do aumento de popularidade desses bichos na vida real. Segundo dados da Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet), a população de gatos no Brasil cresce a uma taxa de 8% ao ano, enquanto a de cães sobe 4%. O número de bichanos no País pulou de 15 milhões em 2007 para 19,8 milhões em 2011. Nos Estados Unidos, o total de felinos domésticos ultrapassou o de cães. São 79 milhões de gatos contra 65 milhões de cachorros. “O gato é o pet do século XXI, porque ele é menos dependente e exige menos espaço do que um cachorro”, diz Gerson Alves Pereira, presidente do Clube Brasileiro do Gato. Na opinião de Pereira, a onda dos vídeos de gatinhos na internet é resultado do comportamento peculiar dos felinos. “Um cachorro pode ser treinado para fazer certos truques, mas um gato não. Eles são mais curiosos do que os cães, e por isso acabam fazendo coisas mais audaciosas e engraçadas.”

Assine nossa newsletter:

Inscreva-se nas nossas newsletters e receba as principais notícias do dia em seu e-mail

04.jpg


Siga a IstoÉ no Google News e receba alertas sobre as principais notícias