STF
Na cabeça
Começará por José Dirceu o julgamento do mensalão, no Supremo Tribunal Federal, dia 2 de agosto. Ele encabeça a lista dos 38 réus denunciados. Mas o STF pode até lá optar por apreciar o processo pelos crimes praticados. Neste caso, arrolam-se os citados para cada delito – peculato, corrupção ativa, lavagem de dinheiro e outras fraudes. O relator Joaquim Barbosa disse aos colegas que seu voto tem cerca de mil folhas; volume que pode ser parecido ao do ministro revisor, Ricardo Lewandowski.

BOE-01-IE.jpg

STJ
Mentiu, dançou
Antes de entrar em recesso, o Superior Tribunal de Justiça decidiu que cabe reparo por dano moral a quem foi vítima de falso anúncio na internet. A sentença condenatória de R$ 30 mil foi aplicada na TV Juiz de Fora, que hospeda o portal Click – onde se veiculou uma mentirosa oferta de serviços homossexuais. A decisão firma jurisprudência sobre a responsabilidade coletiva de quem espalha notícias inverídicas na rede mundial de computadores.

Serviço público
Deu tchau!
Pediu demissão do Ministério da Justiça esta semana Luiz Otávio Tavares Pereira. Embora negue, ele saiu chateado após seu nome aparecer como “diretor de programa” e “corno responsável” da Secretaria Executiva da Pasta, em portaria assinada pelo ministro José Eduardo Cardozo. O ato de exoneração saiu direitinho.

Defesa animal
Bicho doido
Corre o risco de parar numa lixeira o projeto de lei aprovado na Câmara dos Deputados, no mês passado, que criou o medicamento genérico veterinário. Num cochilo da Casa, o texto votado no plenário não foi o avalizado pelo Senado. O conceito de produto veterinário ficou tão amplo que vai do remédio para carrapato ao arreio de cavalo.

Saúde
Em campo
No papel de jogador, Romário será o personagem central de uma cartilha que pretende abrir vagas de emprego em estabelecimentos de saúde, para pessoas com necessidades especiais. “Superar o preconceito é ganhar o respeito pelas diferenças”, diz sem marra o baixinho. A campanha do Conselho Federal de Medicina, com apoio da Federação Brasileira de Hospitais, ganhará as ruas no Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência (21 de setembro).

Assine nossa newsletter:

Inscreva-se nas nossas newsletters e receba as principais notícias do dia em seu e-mail

BOE-02-IE.jpg

Economia
Tempos de vigília
O Banco Central acompanha com atenção a saúde dos bancos de médio porte. Em especial, aqueles que lidam com grandes volumes de empréstimo consignado. Ainda não surtiram os efeitos desejados a linha extraordinária de crédito, recentemente criada para as instituições financeiras – com juros da ordem de 7% ao ano (abaixo da Selic) –, e a portabilidade.

Ministério Público
Sem perdão
O Ministério Público deu parecer, a favor da pena aplicada pela 7ª Vara Cível de Brasília no empresário Luiz Estevão. Ele está com os direitos políticos suspensos e obrigado a pagar 50 vezes o salário de deputado distrital, pois em 1997, valendo-se do cargo político, pegou dados no Sistema Integrado de Administração Financeira e foi cobrar R$ 1 milhão do Jockey Club da capital, numa ação na Justiça. A consulta ao Siafem é sigilosa.

BOE-03-IE.jpg

Massacre de Realengo
Finalmente
Quase um ano e meio após a tragédia na Escola Tasso da Silveira, em Realengo, os 12 alunos feridos pelo atirador Wellington Menezes receberão indenização da Prefeitura do Rio de Janeiro. O valor sai no fim deste mês e ficará intocado no Banco do Brasil até os menores completarem 18 anos. Para os pais mexerem na verba, só com ordem judicial. Cada estudante terá ainda uma ajuda mensal até a maioridade. O acerto envolve a prefeitura, a Defensoria Pública e o MP.

BOE-05-IE.jpg

Televisão
Time grande
Glória Perez gosta de ver muita gente no estúdio. “Salve Jorge”, próxima novela das nove da TV Globo, tem mais de 90 personagens no elenco. A quantidade deixou apreensivos muitos atores, que temem aparecer pouco na trama, com estreia marcada para outubro.

BOE-06-IE.jpg

Justiça
Pronta resposta
O Espírito Santo quer mudar a imagem de Estado violento. O Tribunal de Justiça local promove transparência na internet. Além de informações processuais de praxe, o novo site da corte tem um “torturômetro”, que acolhe denúncias e informa as providências tomadas. Também destacam-se consultas a jato às ações de improbidade administrativa. Os capixabas gostaram. Desde que estreou em janeiro, os acessos ao www.tjes.jus.br dobraram, hoje em 45 mil.

Mercosul
Adesão inesperada
Em Washington, na segunda-feira 9, o ex-presidente Fernando Henrique visitou o secretário-geral da Organização dos Estados Americanos, José Insulza. Na ocasião disse ter se “surpreendido” ao ver o presidente José Mujica fechar posição com o Brasil na suspensão do Paraguai pelo Mercosul. “Uruguai e Paraguai, os menores países do Mercosul, têm a lei como maior argumento na defesa de seus interesses.”

Balança comercial
Troca-troca
Uma missão oficial russa chegará ao Brasil na segunda-feira 23. Vem inspecionar frigoríficos visando a futuras importações de carne. Antes de colocarem os pés por aqui, um aviso de Moscou: o Ministério dos Negócios Estrangeiros quer exportar 1,5 milhão de toneladas/ano de trigo para nosso país, bem como vender equipamentos para operações portuárias com grãos em portos brasileiros. Como se vê, não há amizade no comércio internacional.


Eleições 2012
Tempos bicudos
Com o escândalo Cachoeira dominando a política, os marqueteiros em Goiás choram miséria. As campanhas para prefeitos e vereadores têm custos modestos. Porém, candidatos e partidos não conseguem atrair recursos, mesmo com a facilidade para ofertas pela internet.

Internacional
O passado condena
Causou rebuliço no governo a defesa feita pela AGU, no processo aberto pela Comissão Interamericana de Direitos Humanos da OEA, sobre a morte de Wladimir Herzog, dentro do DOI-Codi, em São Paulo, em 1975. Teme-se que a tese de “prescrição” adotada resulte na condenação do Brasil. Ao julgar em 2010 as mortes na Guerrilha do Araguaia, o tribunal da OEA declarou que a nossa Lei de Anistia não pode proteger quem violou os direitos humanos no regime militar.

Literatura
Papo de letras
Quem foi ao Sesc Vila Mariana esta semana, em São Paulo, para assistir a uma apresentação da escritora Ana Maria Machado, teve uma surpresa. Na plateia estava Lygia Fagundes Teles, 94 anos, circulando após longo recolhimento causado por uma fratura no fêmur. Animada e vibrante, a romancista transformou uma palestra solo num encantador diálogo.

BOE-04-IE.jpg


Siga a IstoÉ no Google News e receba alertas sobre as principais notícias