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A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) suspendeu a venda de 268 planos de saúde vendidos em todo o País por 37 operadoras que não cumpriram os prazos máximos de atendimento. Pela primeira vez, as empresas serão proibidas de incluir novos clientes por falha no atendimento. Desde a sexta-feira 6 a comercialização está suspensa e só poderá voltar ao normal após a próxima avaliação trimestral. “A ANS tomou uma atitude que garante o direito do consumidor”, diz Joana Cruz, advogada especialista na área de saúde do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor. De acordo com a agência, quem desejar pode fazer o cancelamento a qualquer momento. Outra possibilidade recomendada é a portabilidade do serviço. “Se o consumidor continuar marcando consultas e não for atendido nos prazos determinados, ele pode mudar de plano ou de operadora sem cumprir a carência”, diz Joana. Importante: antes de migrar de plano, verifique se aquele no qual pretende ingressar também não está no rol das operadoras suspensas. A seguir, confira como trocar de plano e conheças as alternativas do mercado.

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