Edição nº2487 11.08 Ver edições anteriores

Dança diplomática

Dilma Rousseff está brava com os resultados da Rio+20. E isto se refletiu no Itamaraty

Itamaraty
Dança diplomática

Dilma Rousseff está brava com os resultados da Rio+20. E isto se refletiu no Itamaraty. Pule de dez na bolsa de apostas da Pasta para alçar o posto de embaixador (ministro de primeira classe), Laudemar Gonçalves ficou de fora da lista com seis diplomatas promovidos por merecimento, na segunda-feira 25. Ele foi o secretário-executivo da conferência, realizada pela ONU.

BOE-01-IE.jpg

América do Sul
Sangue de guerra
Tem DNA de briga o embaixador do Paraguai na OEA, Bernardino Saguier, que na terça-feira 26 acusou o Brasil, a Argentina e o Uruguai de tentar formar uma nova Tríplice Aliança. Ele é bisneto do general Bernardino Caballero, conhecido como “El Centauro de Ybicui”, que invadiu Mato Grosso e comandou a última batalha da Guerra do Paraguai, quando as tropas brasileiras já haviam vencido a Solano Lopez. Quem nomeou o inflamado Saguier para o cargo foi o ex-presidente Fernando Lugo.

Medicina
Fora de cena
Por orientação do Planalto, o Ministério da Saúde colocou no fundo de uma gaveta o projeto que visava a atrair médicos estrangeiros para trabalharem em regiões carentes do país. A reação de importantes entidades científicas, políticos e gente do próprio governo ditou o recuo.

Governo
Mãos dadas

O Ministério da Integração Nacional e a Unicef estão fechando acordo para levar água de qualidade às escolas do Semiárido, que inclui Estados do Nordeste e parte de Minas Gerais e do Espírito Santo. A ideia é construir poços ou cisternas no programa Água Para Todos.
A parceria prevê ainda instalar ou reformar banheiros em escolas rurais.

Copa
Quarto de princesa
Nada menos que 450 pessoas estavam inscritas até quinta-feira 28, na Soraia Cals Escritório de Arte, para o leilão de 500 móveis e objetos do Copacabana Palace, no Rio de Janeiro. Ter em casa uma suíte igual a que abrigou Lady Di é o sonho de muita gente. A fila de interessados crescerá até a data do pregão, 3 de julho.

BOE-04-IE.jpg

Medicamentos
Prudente distância
Saiu o decreto nomeando sete integrantes para a Câmara Técnica de Medicamentos da Anvisa. Ela subsidia a agência no registro de remédios no país. Junto com a designação foi publicado o novo regimento interno da Cateme. Os dez membros do colegiado, por exemplo, não podem manter relacionamento próximo com os executivos de laboratórios. 

Negócios
Juntas na estrada
A Ten Model Management (uma das maiores agências de modelo do país) e a G/ Palhares Produções Artísticas (que gerencia carreiras de artistas e personalidades há dez anos) anunciam na segunda-feira 2, em São Paulo, a criação de uma joint venture. No cast da primeira, entre outras, estão a atriz e modelo Raquel Bertani (escalada para o remake da novela “Guerra dos Sexos”, na Globo) e Lisalla Montenegro (destaque em campanhas da grife Emanuel Ungaro).

BOE-03-IE.jpg

STF
Sombra do Judiciário
Ao pedir vistas no STF em uma ação que discute o poder de investigação do MP, na quarta-feira 27, o ministro Luiz Fux provocou mal-estar na Corte. Tanto que houve incomum antecipação de voto, por parte de alguns ministros que são contra impedir o MP de conduzir investigações criminais. O desfecho do caso liberará para júri popular Sérgio Sombra, acusado de ser o mandante da morte do prefeito de Santo André, Celso Daniel.

BOE-02-IE.jpg

 

Direitos Humanos
Até que enfim!
O Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária baixou a resolução acabando com um absurdo. Fixou regras para o transporte de presos. Agora terão direito a espaço, luminosidade, ventilação e cintos de segurança individuais em veículos especiais que precisam ser vistoriados pelos órgãos de transito. No deslocamento da mulher presa, a escolta terá ao menos uma policial. O relator da matéria foi o conselheiro e defensor público Rodrigo Roig Duque Estrada.

BOE-06-IE.jpg

Empreiteira
A fila anda
As empresas Sustentare e Valor Ambiental começaram a recolher o lixo e a limpar as ruas de Brasília. Receberão R$ 10 milhões mensais pelos serviços, antes prestados pela Delta. Segundo a Secretaria de Transparência do GDF, nos contratos anteriores havia superfaturamento: só na varrição, a construtora carioca recebia 70% a mais do que efetivamente fazia. Em outras palavras, o que se deixou de pagar a Delta por mês agora cobre os gastos com a Sustentare e a Valor Ambiental.

Propaganda
Olho da dona
O rigor com que Dilma Rousseff cuida da imagem de seu governo levou a presidente a assistir em um só dia 26 comerciais institucionais sobre as obras do PAC. Parte das peças precisou ser refeita pelos publicitários. O resultado das mudanças é o que está se vendo na mídia até o fim do mês.

Londres
Santista de fora
O Comitê Olímpico Brasileiro só anunciará em Londres quem vai carregar a bandeira do Brasil no desfile de abertura da Olimpíada. Uma coisa é certa: Neymar não será. É que o craque estará concentrado com a Seleção Brasileira fora de Londres, dia 27 de julho, já que o torneio de futebol será disputado em outra cidade.

Esportes
Prova única
A Agência Mundial Antidoping vai propor aos Comitês Olímpicos e aos governos signatários de seu código de regras que aprovem o fim da chamada “prova B” do exame que identifica o uso de substâncias ilícitas por atletas. O duplo teste custa o equivalente a R$ 3,6 mil. Seu termino agilizará a emissão de laudos.

Congresso
Regra braba
Cerca de dez entidades das áreas da literatura, da música e de audiovisual foram a Brasília pedir mudanças no Marco Civil da Internet. O texto feito por uma comissão da Câmara é alvo de críticas, às vésperas de virar projeto de lei. Critica-se a obrigatoriedade de conteúdo de terceiros só poder ser removido de um site por ordem judicial. A cláusula vai entupir de ações os tribunais. Em 2011, os provedores atenderam a 20 mil pedidos apenas na base da conversa e do bom-senso.

Música
Desafinou geral
Uma liminar em uma Vara Cível da Justiça do Rio de Janeiro acaba de impedir que a empresária Adriana Milagres continue utilizando o nome da cantora Sandra de Sá junto a outros artistas ou mesmo no site em que anuncia suas atividades profissionais. A ação evidencia que as duas romperam o relacionamento afetivo de 12 anos. E pode ter mais desdobramentos. A rainha do soul brasileiro alega que ainda tem a receber direitos constantes no contrato comercial que mantinha com Milagres.

BOE-05-IE.jpg


Mais posts

Ver mais

Copyright © 2017 - Editora Três
Todos os direitos reservados.

Nota de esclarecimento A Três Comércio de Publicações Ltda. (EDITORA TRÊS) vem informar aos seus consumidores que não realiza cobranças por telefone e que também não oferece cancelamento do contrato de assinatura de revistas mediante o pagamento de qualquer valor. Tampouco autoriza terceiros a fazê-lo. A Editora Três é vítima e não se responsabiliza por tais mensagens e cobranças, informando aos seus clientes que todas as medidas cabíveis foram tomadas, inclusive criminais, para apuração das responsabilidades.