Cegonha mais acessível

A Universidade Federal de São Paulo informa que ainda restam vagas para o Programa de Inseminação Artificial Intrauterina oferecido pela instituição. O serviço atende gratuitamente mulheres que apresentam dificuldades para engravidar que podem ser solucionadas com tratamentos de baixa complexidade. Elas arcam apenas com o custo dos medicamentos. Informações pelo telefone 11 3897-1345.

Informação contra a deficiência

Especialistas da Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD) lançaram o livro Terapia ocupacional na reabilitação física (Ed.Roca). Na obra, eles
descrevem os problemas clínicos relacionados à deficiência física e explicam o que a terapia ocupa-
cional pode fazer para melhorar a qualidade de vida do paciente. O livro custa R$ 93.
 

Eterna insatisfação

Uma enquete feita por uma revista inglesa mostrou que as mulheres continuam descontentes com o próprio corpo. Cerca de cinco mil leitoras foram ouvidas e apenas 3% delas se mostraram satisfeitas com a silhueta. Mais de 70% disseram que pensam no peso todos os dias e seis, em cada dez ouvidas, revelaram que se sentem deprimidas com sua imagem corporal. Curiosamente, elas elegeram Marilyn Monroe como a mulher mais bonita de todos os tempos. Justo ela, mais para gordinha do que para magrinha.

Boca seca

Minha boca fica seca o dia inteiro. Quais
são as causas? Existe tratamento?

Patrick Rangel, Irecê

É preciso consultar um médico para chegar a um diagnóstico. Vários problemas podem deixar a boca seca. Um deles é o stress – nessa condição, o cérebro libera substâncias que ressecam a boca. Outro fator que pode estar relacionado é obstrução nasal. Quando o nariz está entupido, respira-se pela boca. A diabete é outra doença suspeita porque o mal leva o indivíduo a urinar muito, desidratando o organismo. Além disso, outras doenças também diminuem a produção de saliva, como a síndrome de Sjogren, e por isso também podem causar boca seca.
Antônio Carlos Lopes,
clínico-geral da Universidade Federal de São Paulo

Axila

Tenho coceira nas axilas. Um dermatologista disse que sou alérgico a desodorantes. Como saber a causa do problema?
Robson Francisco dos Santos, Espírito Santo

A descrição do caso sugere uma alergia de contato, reação caracterizada por vermelhidão e coceira causada pelo contato de uma substância química com a pele. No caso, alguma substância do desodorante. Depois de instalada a alergia, a pessoa se manterá sempre sensível. Para fazer o diagnóstico da causa, deve-se realizar o chamado teste de contato (patch test) com as substâncias suspeitas. O tratamento é composto pela exclusão da substância suspeita e tratamento local com corticóides.
Prof. dr. Fábio F.Morato Castro Professor da Faculdade
de Medicina da USP