Energia
Ajuda divina

Os 40 reservatórios brasileiros estão com nível de água que permite ao Operador Nacional do Sistema prever um verão sem apagões. As duas unidades menos abastecidas, nas bacias dos rios Uruguai e Jacuí, devido às fortes chuvas no Sul do País nas últimas semanas, permitiram à ONS até baixar a transferência de energia das regiões Sudeste para a Sul, de 6.200 MW, em abril, para 2.500 MW, hoje.

BOE-03-IE.jpg

STF
Questão crucial

Depois de incluído quatro vezes na pauta, um julgamento emblemático deve mobilizar o STF na próxima semana: quem na administração pública tem foro privilegiado nas ações de improbidade administrativa? A questão (Pet 3067) levantada pelos senadores Eduardo Azeredo e Clésio Andrade surgiu no rastro do chamado mensalão mineiro. A corte está dividida. Promotores e procuradores que atuam na primeira instância temem perder a liberdade para processar autoridades por mau uso do dinheiro público.

Rio+20
Política a metro

Para ficar ao lado de Dilma na visita ao Parque dos Atletas, palco principal da Rio+20, na quarta-feira 13, o prefeito carioca Eduardo Paes fez bico ao constatar que ficaria longe da presidenta na visita ao Pavilhão Brasil. “O pessoal do Sérgio Cabral não deixou um centímetro para a gente.”

Cinema
Volta à história
No Rio de Janeiro, começou a filmagem de “Setenta”, obra que contará 40 anos de história de exilados brasileiros trocados pela libertação do embaixador suíço Giovanni Bucher, na ditadura militar. Dirigido por Emilia Silva e Sandra Moreira, o longa é produzido por Cavi Borges e Jom Tob Azulay. Este, aliás, foi expulso do Itamaraty em 1971, quando, como cônsul-geral em Los Angeles, promovia sessões secretas do documentário “Brazil: a Report on Torture”, que serve de inspiração para “Setenta”.

BOE-01-IE.jpg

Ministério Público
Fatura do tempo
Número 1 da Secretaria de Políticas para as Mulheres, Nilcéia Freire tem pela frente um antigo problema. Chegou ao STJ, na semana passada, um parecer do MPF para que prossiga na Justiça fluminense uma ação de improbidade administrativa contra a ministra. Quando reitora da Uerj, ela assinou convênios envolvendo a prestação de serviços de assessoria e consultoria com Rosinha Garotinho, então secretária de Ação Social – e também ré no processo. O MP alega que sem licitação os atos deram prejuízo de R$ 114 mil ao Estado do Rio e cobra a devolução da grana, com correção desde 2007.

BOE-02-IE.jpg

Cultura
Caminho colonial
O Iphan examina pedido para a Estrada Real virar Itinerário Cultural do Brasil. Hoje, só a Rota da Imigração, no Sul, tem tal status. Cortando 199 cidades do Sudeste, escoava ouro e diamante nos séculos XVII e XVIII.O título abre caminho para financiamentos a fundo perdido.

Legislação
Culpa do Executivo
Só na quarta-feira 13, o deputado Esperidião Amin colheu 106 assinaturas para proposta de emenda que redigiu no clima da Rio+20. O objetivo da PEC é obrigar o Estado a usar seu caixa para recuperar áreas naturais onde há exploração econômica, que forem degradadas pela omissão pública.

Arte
Nas alturas

Vem aí mais um round da ‘disputa’ entre Beatriz Milhazes e Adriana Varejão pelo título de artista brasileiro vivo de maior preço internacional. Adriana lidera desde fevereiro de 2011, quando sua tela “La Fontana II” foi leiloada por US$ 1,7 milhão. Agora, na quarta-feira 27, na mesma Christie’s de Londres, especialistas acreditam que “O Elefante Azul”, de Beatriz, fixará novo recorde. É pagar para ver.

BOE-04-IE-2223.jpg

Meio ambiente
Visão errada
Quatro em dez brasileiros acreditam que as casas e indústrias são os vilões do consumo e da poluição da água, segundo pesquisa do WWF-Brasil feita pelo Ibope. Contudo, a realidade é outra. A agricultura responde por 70% do gasto e a poluição por uso doméstico muitas vezes supera a poluição industrial em grandes centros urbanos. Para 68% dos entrevistados, o desperdício é a principal causa.

Polícia Federal
Caiu o ditado
Júlio Bortolato, adido da PF na Bolívia, faleceu em abril de 2011 e até hoje o governo não nomeou um sucessor. A cooperação entre Brasil e Bolívia para combater o tráfico de drogas foi um dos motivos da criação do cargo. Ou seja, o dito popular “rei morto, rei posto” não vale.

Música
O retorno
As personagens bregas da novela “Cheias de Charme”, da TV Globo, animaram Odair José a retomar a carreira. Aos 63 anos, “o cantor das empregadas domésticas” volta ao cenário musical com o disco “Praça Tiradentes”. Há dez anos não gravava nada. O lançamento do CD produzido por Zeca Baleiro e Leonardo Nakabavashi acontecerá neste mês, em São Paulo, onde vive o artista.

BOE-05-IE-2223.jpg

Itamaraty
Punhos de renda
A embaixadora do Brasil na Suécia, Leda Martins Camargo, está em maus lençóis. Ela recebeu um ofício do Unionen, o maior sindicato do país, exigindo-lhe que melhore o “clima de trabalho” na embaixada. Funcionários denunciaram a diplomata por “atos de humilhação, sarcasmo e impropérios dirigidos aos servidores, em franca agressão às leis trabalhistas suecas”. Em tempo: dia 2 de julho o chanceler Antonio Patriota desembarca em Estocolmo. Os ofendidos queixosos planejam uma manifestação pública para recepcioná-lo.

Futebol
Tem troco
Não ficará barato para os clubes que paralisaram o campeonato brasileiro das séries C e D, recorrendo à Justiça Comum, numa tentativa de se favorecerem no torneio. Assim que caírem as três liminares que impedem a bola de rolar, a CBF aplicará duras suspensões no Grêmio Esportivo Brasil (RS), no Treze Futebol Clube (PB) e no Araguaiana (TO), baseadas nas leis esportivas da Fifa, da Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol) e da própria confederação.

Economia
Muitos filhotes
Sob intervenção do BC, a situação do Banco Cruzeiro do Sul surpreende a cada dia. Entre as irregularidades consta a concessão de crédito consignado em um Estado e seu lançamento simultâneo em vários outros. Como em cada operação do gênero há um seguro garantidor contra calotes, o acumulado das operações fictícias era lançado como receita do Cruzeiro do Sul, sem que na verdade fosse.

Pneus
Sob controle
Assim como muitos eletrodomésticos, os pneus recauchutados ganharão etiqueta de desempenho no Brasil. O Inmetro os classificará em sete níveis distintos de qualidade. Os selos informarão sobre resistência ao uso, emissão de ruído e poluentes e outras características de cada modelo. Programa idêntico vigora desde novembro na União Europeia. Aqui, só em 2014.

BOE-06-IE.jpg