Fé na vida

Continuar cultivando os projetos pessoais e manter a espiritualidade em alta são antídotos contra a depressão que pode surgir após a morte de alguém querido. Esta é a conclusão de pesquisa inglesa feita com homens que tinham perdido a esposa nos últimos 12 meses. Aqueles que apresentavam mais disposição para a vida e mantinham algum tipo de fé tiveram menor incidência da doença.

Vacina contra meningite

Já está disponível no Brasil a vacina Meningitec, a primeira contra meningite do tipo C, que pode ser dada em bebês com mais de dois meses de idade. Até então, as vacinas disponíveis não eram eficientes em crianças menores de dois anos, grupo no qual é grande a incidência deste tipo da doença. O pediatra infectologista Pedro Takanori, de São Paulo, considera importante a chegada da vacina. “A previsão é de que se reduza pela metade o número de casos”, afirma. A vacina protege apenas contra o meningococo do tipo C.

Olhos vitaminados

Quem deseja ter boa visão deve ingerir muita vitamina C. É o que recomenda estudo americano que demonstrou a importância do nutriente para a saúde dos olhos. No trabalho, feito com cerca de 500 mulheres, verificou-se que aquelas que tomavam suplementos de vitamina C por mais de dez anos apresentavam 60% menos chance de ter catarata do que as que não recorreram à suplementação.

Mais controle

O combate à incontinência urinária poderá ganhar mais um aliado. O laboratório Eli Lilly estuda a eficácia de um remédio à base da duloxetina. A droga está em fase de teste, mas a previsão é de que ela seja lançada no Brasil em dois anos. A substância estimula o nervo responsável pela contração do músculo pélvico, que segura ou libera a urina. O medicamento deverá ser o primeiro contra incontinência por esforço (quando ao fazer um movimento a pessoa libera urina). Os remédios disponíveis são para incontinência por urgência (quando a pessoa sente vontade de ir ao banheiro, mas antes de chegar deixa a urina sair). “Ele não representa a cura, mas será uma boa opção de tratamento”, afirma o dr. Luís Rios, do Hospital Israelita Albert Einstein, de São Paulo.

Musculação

Tenho 1,69m e 70 quilos. Faço exercícios regularmente. Preciso de um guia alimentar. Quero aumentar a força e massa muscular com uma dieta saudável.
Carlos Giló, por e-mail

O correto é passar por avaliação especializada para saber qual seria o consumo diário de calorias. Em geral, se tiver treino associado, a alimentação ajuda a aumentar a massa muscular e a força. Esse ganho depende da composição do corpo da pessoa. A preocupação com a dieta deve ser diária e não apenas na data do exercício. O ideal é alimentar-se seis vezes ao dia. Antes e após o treino, é bom ingerir carboidratos. Suplementos, só com auxílio de um especialista. Se tomar o produto errado, pode até engordar.
Márcia Daskal, nutricionista de São Paulo

HIV

Tenho 30 anos, sou casado e portador do HIV (vírus da Aids). Minha mulher não é soropositivo e queremos ter um filho. Há algum tratamento para fazer a fecundação na minha esposa sem transmitir o HIV e gerar uma criança saudável?
M.V.P., Jaboticabal, SP

Há uma técnica que filtra o sêmen, separando os espermatozóides com maior mobilidade (que geralmente não estão contaminados) dos mais lentos (com maior risco de contaminação pelo vírus). Depois, é feito um exame para se ter certeza de que os espermatozóides não estão infectados pelo HIV. Caso estejam livres do vírus, pode ser feita uma inseminação artificial, técnica que consiste em introduzir os espermatozóides no útero por meio de um cateter.
Eduardo Mota, especialista em reprodução assistida da Clínica Huntington, de São Paulo