Massagem ioga

A ioga pode ser aplicada em outras atividades que vão além dos exercícios. A massagem tai-yoga é um exemplo. Desenvolvida pela instrutora paulista Tânia Sturzenegger, a técnica mistura as posições da ioga com a massagem tailandesa, técnica milenar que objetiva melhorar a conexão entre corpo e mente. O massagista usa seus braços, pernas e cotovelo para induzir movimentos que alongam o corpo. A massagem é uma boa pedida para quem gosta, mas, por qualquer motivo, não faz alongamento. “Na tai-yoga fazemos também exercícios de respiração e meditação”, explica Tânia.

Compras demais

Médicos americanos estão preocupados com o crescimento do número de pessoas que compram compulsivamente. O problema atinge principalmente as mulheres. Para tratar do distúrbio, psiquiatras estão começando a usar antidepressivos. Testes feitos com um dos remédios do gênero mostraram que a droga promoveu melhora na compulsão.

 Raiva aumenta dor

Se você vai passar por algum procedimento doloroso, como tomar uma injeção ou ser submetido a um exame desconfortável, tente relaxar. Nervosismo, raiva e irritação só agravarão a sensação de dor. A conclusão é de um estudo canadense. Voluntários foram convidados a colocar a mão em água quente, mas numa temperatura na qual as pessoas pudessem suportar a dor por um minuto. Em ocasiões diferentes, eles foram incentivados a sentir sentimentos negativos ou positivos enquanto estavam com a mão submersa. De acordo com os relatos, a dor foi muito maior quando experimentavam sensações ruins, como a raiva.

Cuidados com o estômago

Acaba de ser criado na Universidade Federal de São Paulo, na capital paulista, um serviço para atendimento de problemas do sistema digestivo. Entre os casos que serão atendidos estão o de refluxo gastroesofágico, dificuldade para engolir, azia, mau hálito e boca seca. De acordo com a universidade, o novo serviço também poderá ajudar pessoas que sofrem de sinusite crônica ou rouquidão, já que estes e outros males podem estar relacionados a distúrbios dos movimentos do aparelho digestivo.

Doença de Ménière

Tenho a doença de ménière há oito anos. Gostaria de saber mais sobre a doença.
Marcos, por e-mail

A doença de ménière não tem causa conhecida. O que se sabe é que
ela aumenta a pressão do líquido que circula pela orelha interna, formada pela cóclea e labirinto. Os principais sintomas são tontura, vômito, vertigem, zumbido no ouvido, sensação de pressão nas orelhas e intolerância a ruído. A doença não tem cura, mas pode ser controlada.
O tratamento à base de remédios varia de caso para caso. Existe
a possibilidade de cirurgia de descompressão da região. É também
muito importante controlar o stress e a alimentação, que podem
piorar o quadro.
Patrícia Santoro,
otorrinolaringologista de São Paulo

Miomas

Tenho três miomas no útero. Gostaria de saber o que causa o surgimento desse problema e se a suspensão da menstruação inibe o crescimento deles, evitando a cirurgia.
Carolina, por e-mail

O mioma do útero é um tumor benigno comum, principalmente em mulheres com mais de 30 anos. Não se conhece o motivo de seu surgimento. Os que têm menos de 3 cm não necessitam de tratamento, exceto se provocarem sangramento excessivo. Se isso ocorrer, eles podem ser retirados por meio de cirurgia – há a opção da videolaparoscopia, operação pouco agressiva. A menopausa fisiológica ou induzida por remédios inibe o seu crescimento, mas a reposição hormonal pode reativar seu surgimento.
Waldemir Washington Rezende
Ginecologista, de São Paulo