Comportamento

O passado de Xuxa

Parentes foram surpreendidos pela revelação da apresentadora que cresceu em uma família desestruturada

O passado de Xuxa

img.jpg
Xuxa disse que os abusos só cessaram aos 13 anos.
"Nunca pensamos que poderia ter
acontecido um negócio desses"
,
Chester Meneghel, primo

Ela era uma menina linda, loura, comunicativa e feliz até ter sua infância maculada: passou a ser molestada sexualmente por adultos, crime que perdurou até completar 13 anos. Maria da Graça Meneghel nasceu na pequena cidade gaúcha de Santa Rosa, onde viveu até os 7 anos, e depois mudou-se com a família para o subúrbio carioca de Bento Ribeiro. Amigos, ex-vizinhos, ex-colegas de escola de ambos os lugares a descrevem como uma garota normal de família classe média baixa, que subia em árvores, pulava corda, saltava sobre muros. Destacava-se pela desinibição. No colégio Itu, em Bento Ribeiro, era chamada de “rainha da fanfarra” porque desfilava com balizas em eventos escolares. Alta, vestia-se com paetês e bordados, além de botas. Aos 13 anos, foi eleita Rainha do Carnaval no balneário de Coroa Grande, em Itaguaí (RJ). Tanta desenvoltura e um porte físico muito desenvolvido para sua idade também atraiu homens adultos que não respeitaram sua inocência.

“Ela desfilou em bugres com a faixa de Rainha”, lembra Marilda Carvalho, atual diretora do Itu. A professora aposentada Élida Fialho conta que Xuxa surrupiava goiabas no terreno de sua casa até que seu pai decidiu oferecer as frutas que ela gostava tanto. “Todos a conheciam como a menina que passeava com o cachorrinho”, afirma Élida. Já a família era vista como “mais fechada”, como disse uma moradora do bairro, que não quis se identificar. “Todos sabiam que o pai dela (o militar Luiz Floriano) havia se separado da mãe e pouco ia à casa”, afirmou. Hoje, o apartamento é mantido vazio pela apresentadora. Segundo o porteiro Reginaldo Herculano Gomes, uma diarista é paga para limpar o imóvel e há um ano foi feita uma reforma.

“É uma família em que todos são ausentes uns dos outros”, disse uma conhecida que prefere o anonimato. A péssima relação com o pai resultou num afastamento de sete anos. Xuxa só voltou a falar com ele em 1997. Entre os irmãos, Solange, Bladimir, Mara Rúbia e Cirano, era próxima apenas dos dois primeiros. “Fomos surpreendidos com a revelação. Nunca pensamos que poderia ter acontecido um negócio desses. A família está meio assustada”, disse à ISTOÉ o primo Chester Meneghel. A mãe de Xuxa, Alda, sofre de mal de parkinson e está em tratamento na Argentina. Procurado por ISTOÉ, o pai não atendeu aos telefonemas e, segundo amigos e vizinhos, está viajando.