Conforto e potência já não são os primeiros requisitos na hora de adquirir um carro. Hoje, a maioria dos compradores quer saber se a fábrica agride o meio ambiente, se o combustível utilizado é ecologicamente correto e se a emissão de gases está dentro dos limites da ética verde. Tanto é verdade que, em quatro anos, os veículos bicombustíveis (ou flex) viraram mania no Brasil e já respondem por 77% das vendas segundo a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores. A indústria automobilística da Europa e Estados Unidos também entraram nessa cruzada contra o aquecimento global.

Dono de um quarto da frota mundial (230 milhões de veículos), o mercado americano começa a exigir modelos ecologicamente corretos. Para atender a essa demanda, o Conselho Americano para Eficiência Energética, independente e sem fins lucrativos, listou os carros que menos agridem a natureza. O estudo levou em conta a emissão de gases e a poluição produzida na fabricação. O rol não inclui modelos movidos a etanol, sem expressão nos EUA.


AÇÃO O sistema elétrico funciona na partida. Depois, atua em conjunto com o motor

No topo do ranking aparecem o Honda Civic GX, movido a gás natural. Em segundo lugar está o Toyota Prius, que faz notáveis 25 quilômetros por litro de gasolina. A explicação para isso está no uso de um sistema elétrico inteligente que conta com uma bateria. O engenho atua na partida, ajuda a equilibrar o consumo de combustível e é recarregado na desaceleração pelo movimento do carro, quando o motor é “desligado”. Na lista estão ainda as versões híbridas do Honda Civic e do Nissan Altima, também movidos a gasolina e a baterias elétricas. Todos os modelos são asiáticos. “Nenhum americano aparece entre os 20 primeiros”, nota James Kliesch, um dos autores da pesquisa, para quem a ausência é justificada pela falta de investimentos dos americanos em eficiência energética.

TOYOTA PRIUS Motor: 1.5 Potência: 110 cavalos
Consumo de gasolina na cidade: 25,5 km/l
Preço (nos EUA): US$ 22.175

A onda verde também invadiu o Velho Mundo. A Comissão Européia decidiu impor limites às emissões de gás carbônico, principal responsável pelo efeito estufa. Até 2012, as montadoras serão proibidas de lançar carros que emitam mais de 130 gramas de CO2 por quilômetro rodado. Hoje, a média é de 163 gramas. Além disso, foi sugerido o emprego de biocombustíveis e tecnologias que evitem o desperdício. São as opções ideais para quem roda com a consciência tranqüila.

RANKING A Honda emplacou o primeiro lugar com
o modelo a gás natural (à esq.) e o terceiro com o Civic híbrido