Relembre “Homens de Preto”, lançado em 1997, e “Homens de Preto 2”, de 2002 :

istoeOK_mib_site.jpg

img.jpg

Conhecido pelo temperamento carrancudo, o ator Tommy Lee Jones teimava em não usar novamente o terno bem cortado e os óculos de sol que lhe deram fama na série “Homens de Preto”. Aos 65 anos, ele se julgava fora de forma para caçar uma legião de extraterrestres gosmentos. Mas o seu parceiro na organização secreta MIB, Will Smith, o demoveu da decisão. Após uma década de espera e muitas modificações no enredo, chega finalmente aos cinemas, na sexta-feira 25, a terceira aventura dos agentes J (Smith) e K (Jones), sempre às voltas com ETs cada vez mais estranhos. Para não colocar a perder a franquia que faturou mais de US$ 700 milhões em seus dois primeiros longas, os produtores precisaram quebrar a cabeça em um trabalho que levou o roteiro a ser reescrito por três vezes e finalizado com as filmagens a todo vapor – algo impensável na organizada indústria cinematográfica de Hollywood, para um filme com investimento estimado em US$ 375 milhões (incluído o custo de lançamento).

img1.jpg
PARCERIA
Tommy Lee Jones e Will Smith em ação: essa é a última
vez que os dois atores juntos enfrentam ETs

Mesmo concordando em aparecer em “Homens de Preto 3”, Jones continuava resistente. Deu a entender que essa seria a última vez que empunhava armas ao estilo Jetsons. A solução foi dada por Will Smith, que também é coprodutor do longa-metragem: seu personagem, o agente J, teria o poder de viajar no tempo e, assim, poderia contracenar com o amigo K no passado – modo de deixar que K fosse interpretado por outro ator, no caso Josh Brolin. J volta ao ano de 1969 para encontrar o amigo, que corre o risco de ser morto. Essa foi a parte do roteiro que deu mais trabalho e exigiu que a história original de Etan Cohen fosse modificada. Favorecido pela semelhança com Jones, Brolin ganhou a confiança do diretor Barry Sonnenfeld a ponto de já estar escalado para a sequência – ele deverá assumir de vez o posto do agente K no já anunciado “Homens de Preto 4”. “Chorei de prazer ao ver que a química entre Smith e Brolin deu certo”, disse Sonnenfeld.

img2.jpg
CONTRATADO
Josh Brolin interpreta o agente K na juventude e já
está escalado para “Homens de Preto 4”

Como Hollywood costuma mudar franquias de sucesso apenas na aparência, alguns truques usados anteriormente foram repetidos. Lady Gaga e Justin Bieber aparecem como alienígenas que pilotam uma nave espacial com um terceiro companheiro, interpretado pelo cineasta Tim Burton. Quem viu os filmes anteriores se lembra que até Michael Jackson entrou na brincadeira junto com Steven Spielberg, George Lucas e Sylvester Stallone. Outra aparição surpresa é a do artista plástico Andy Warhol, interpretado por Bill Hader, que se descobre um agente do MIB dos anos 1960. Participações especiais à parte, a caracterização dos alienígenas de agora deixa os anteriores comendo poeira. Crédito para o veterano Rick Baker, que tem no currículo “Guerra nas Estrelas”, “O Planeta dos Macacos” e “Trovão Tropical”.

img3.jpg