Economia
Vai crescer

O governo trabalha para ampliar a lista de 15 setores favorecidos com as desonerações da folha de pagamento. Os segmentos de química e plásticos estarão no rol dos novos beneficiados, entre outros, segundo informações que circulam no gabinete do ministro Fernando Pimentel, do Desenvolvimento. Anunciada em abril, a renúncia fiscal entra em vigor daqui a dois meses.

BOE-01-IE.jpg

Aviação civil
Para cima

Deixar de transportar passageiro com bilhete marcado ou com reserva confirmada é a infração mais cometida pelas empresas aéreas que operam no Brasil. No ano passado, cresceu em 11% o volume de multas aplicadas pela Anac, ante 2010. A agência se mobiliza para zerar a cobrança de multas emitidas em 2006 e 2007, antes que prescrevam. Aliás, para diminuir os recursos das companhias, o processo de emissão de infrações está sendo revisto.

Eleições 2012
Caça aos votos

Com as eleições municipais na mente, vários parlamentares pré-candidatos preparam pedido de licença do cargo para mergulhar na campanha. Um dos que levarão o comunicado de afastamento à mesa da Câmara nas próximas semanas é Nelson Pellegrino, do PT da Bahia.

Justiça
Tema global

A decisão do STF sobre a interrupção da gestação de fetos anencefálicos desperta interesse internacional. O advogado Luís Roberto Barroso, autor da ação vai, na semana que vem, à Universidade de Toronto, no Canadá, contar a estratégia jurídica do processo. Em novembro passado, ele debateu o tema na prestigiada Universidade de Harvard, nos EUA.

Direito Autoral
Sem receio

Ainda em maio serão enviadas ao Ministério Público Federal as representações da CPI do Ecad, pedindo o indiciamento de 15 pessoas acusadas de apropriação indébita e agiotagem. Informado que as associações de direito autoral e o Ecad para se defender contrataram o presidente do Instituto dos Advogados Brasileiros, Fernando Fragoso, o senador Randolfe Rodrigues (Psol-AP), que presidiu a CPI, disse sem pestanejar: “O mais elementar direito dos direitos é o de espernear.”

BOE-02-IE.jpg

Assine nossa newsletter:

Inscreva-se nas nossas newsletters e receba as principais notícias do dia em seu e-mail

Escândalo Cachoeira
À beira-mar

Nas gravações interceptadas pela Polícia Federal que fazem parte das operações Monte Carlo e Vegas há uma que mostra uma estratégia ambiciosa de Carlinhos Cachoeira. Numa conversa com Idalberto de Araújo, o Dadá, seu braço direito, o contraventor fala de planos para entrar no negócio do jogo ilegal no Rio de Janeiro. 

Transplantes
É contra

O presidente da Associação Brasileira de Transplantes, José Medina, considera absurda a proposta feita ao Ministério da Saúde pela Secretaria Estadual de Saúde do Rio de Janeiro de fechar o Hospital Federal de Ipanema, transformando-o num Centro Estadual de Transplantes. “As operações de colocação de órgãos têm que ocorrer onde há outros atos cirúrgicos, por uma questão de integração. Não há no mundo hospital que só faça transplante.

BOE-03-IE.jpg

Juros
Grande efeito

Dilma Rousseff recebeu esta semana o resultado de uma pesquisa indicando que a pressão para os bancos reduzirem as taxas de juros foi muito bem-vista pelos brasileiros. Em outras palavras, a dura resultou no maior retorno popular a uma medida de governo desde que o PT chegou ao poder. Paradoxalmente, os banqueiros também ficaram satisfeitos com esse ganho político. Esperam que assim, já saciada, a presidenta não vá além do que já foi na guerra contra os juros.

BOE-06-IE.jpg

Trabalho escravo
É recorde

Até a semana que vem será concluído o processo que envolve a maior condenação por danos morais coletivos na Justiça do Trabalho. A Lima Araújo Agropecuária pagará R$ 5 milhões por ter submetido 180 agricultores a condições sub-humanas no campo. O TST não aceitou o pedido para remeter os autos para o STF. As duas fazendas onde os trabalhadores foram resgatados ficam no Pará, o Estado campeão nesse tipo de exploração no País  – 22% do total de casos.

BOE-05-IE-2218.jpg

Seguros
Menos um

Liquidante extrajudicial da Interunion Capitalização desde 2007, José Emídio Quintas admite responder a várias ações na Justiça impetradas pelos antigos donos do negócio. Na Delegacia de Defraudações do Rio de Janeiro, contudo, ao contrário do publicado aqui em 25 de abril, não há processo contra Quintas.

Política
Sobre rodas

Integrante da CPI do Cachoeira, Miro Teixeira apresentou dois requerimentos ao colegiado. Parece suspeitar que o contraventor andou distribuindo motorizados de presente. O deputado quer saber quem comprou veículos nas seguintes empresas: Elevis Veículos (SP – em junho de 2010), Saga S/A (DF – março de 2011), Star Motors (GO – novembro de 2010), Cotril Motos (GO – setembro de 2010) e Kasa Motors (GO – março de 2011).

Empreiteiras
Questão de gosto

O ex-presidente Lula torceu o nariz para a venda da construtora Delta ao grupo J&F, na terça-feira 8. Preferia que a empresa caísse no colo da Odebrecht.

Indústria
Custo Brasil

O governo editará este mês as medidas de implementação do novo regime automotivo brasileiro.  A indústria automobilística considera que as medidas só funcionarão bem se forem seguidas de políticas que reduzam os impostos do setor. Os custos médios de fabricação de um automóvel no Brasil são 60% maiores do que em outros países.


CPI
Sem reservas

Será restrita a participação do Conselho de Controle de Atividades Financeiras na CPI do Cachoeira. Em resposta a um pedido do senador Vital do Rêgo Filho, que preside a comissão, Antônio ­Rodrigues, número 1 do Coaf, disse não ter como designar dois funcionários para dar assistência técnica ao colegiado. Alegou falta de pessoal no órgão vinculado ao Ministério da Fazenda, mas prontificando-se a responder de imediato a qualquer demanda específica da comissão.

 BOE-04-IE.jpg

Justiça
Vilão em cena

A Walt Disney Pictures está respondendo a duas ações na Justiça gaúcha movida por Jorgeh Ramos, um dos maiores dubladores de vilões em desenhos infantis no Brasil. Ele cobra danos patrimoniais do estúdio pela venda em DVD, Blue-Ray e 3D dos filmes “O Rei Leão”
e “Aladim”. No primeiro, interpretou o leão Scar e no segundo, Jafar. Alega que o acordo com a Disney era apenas para exibições no cinema. Pela mesma razão, processa a Fox Film. Deu voz a Rasputin, em “Anastácia”.


Siga a IstoÉ no Google News e receba alertas sobre as principais notícias