img.jpg
INOVAÇÃO
Alunas do curso de engenharia da PUC-Rio observam os
robôs movidos a energia solar feitos na universidade

Numa competição de robótica em que as atenções normalmente se voltam para as lutas entre as máquinas, numa espécie de MMA de androides, delicados robôs movidos a energia solar estão ganhando espaço. Pela primeira vez, a RoboGames, encontro considerado a olimpíada do ramo, incluirá artefatos ecológicos entre suas atrações. A equipe brasileira da PUC-Rio, a RioBotz, que é recordista de medalhas do evento, aceitou o desafio e levará dois modelos ecológicos para San Mateo, na Califórnia (EUA), onde estudantes do mundo inteiro apresentarão suas invenções entre a sexta-feira 20 e o domingo 22.

Apolo e Invictus, os nomes dos pequenos robôs, seguem à risca as regras do evento e só usam tecnologia analógica. Não podem, portanto, ser guiados por controle remoto. A leveza é outro requisito. “As placas de energia solar produzem pequena quantidade de energia. Por isso tivemos que montar maquininhas bem leves”, diz o professor responsável pela equipe carioca, Marco Antonio Meggiolaro. O desafio mexe com a criatividade dos alunos. “Acho que será bem mais fácil usar a tecnologia solar nos robôs do futuro”, diz Gabriella Mansur, 20 anos, aluna do quinto período de engenharia de controle e automação.

Numa das provas, vencerá o robô que percorrer uma distância de dois metros em menor tempo. Não é à toa que o design seja, então, parecido com o de um carrinho. Na outra disputa, a pequena máquina terá que passar por obstáculos até chegar a uma fonte de luz. Nesse caso, o formato é parecido com o de um inseto. Correndo sobre rodas ou com passos desajeitados, as criações ajudam os estudantes a percorrer caminhos que levam a importantes inovações. Da mesma universidade, veio, por exemplo, o software Ginga, adotado nas tevês digitais brasileiras. Na torcida pelos robôs brasileiros estarão, portanto, empresas e consumidores. 

img1.jpg

Assine nossa newsletter:

Inscreva-se nas nossas newsletters e receba as principais notícias do dia em seu e-mail

Siga a IstoÉ no Google News e receba alertas sobre as principais notícias